Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

No centenário de John F. Kennedy

Pedro Correia, 23.05.17

ht_john_f_kennedy_telephone_ll_120921_wmain[1].jpg

 

«Ele adorava ser Presidente.»

Arthur Schlesinger

 

A autoconfiança é um atributo fundamental num político. John Kenneth Galbraith notou certa vez que nunca tinha conhecido um homem tão confiante em si próprio como John Fitzgerald Kennedy – o que serve para explicar grande parte do sucesso do 35.º Presidente dos EUA, nascido a 29 de Maio de 1917, faz dentro de poucos dias um século.

Na fascinante obra The Best and the Brightest, dedicada aos bastidores da presidência Kennedy, David Halberstam mostra-nos outra característica do inquilino da Casa Branca que viria a ser assassinado em Dallas: ele era exactamente como parecia. Ao contrário de outros políticos, que fazem tudo para parecer o que não são, Kennedy tinha uma autenticidade que empolgava os adeptos e desarmava os adversários. Isto ajuda a explicar a sua inédita popularidade: atingiu uma extraordinária taxa de aprovação -- 83% -- e à data da sua morte, segundo a Gallup, era aplaudido por 70% dos americanos.

Galbraith e Halberstam falam com conhecimento directo: ambos conheceram pessoalmente Kennedy e privaram com ele.

Smiling-JFK[1].jpg

 

Há um episódio da disputadíssima campanha eleitoral de 1960 que ilustra bem tudo isto: a certa altura alguém pergunta a Kennedy se não se sente exausto. A resposta, negativa, veio num sorriso. Mas o então senador do Massachusetts que se candidatava à Casa Branca pelo Partido Democrata acrescentou ter a certeza de que o seu antagonista republicano, Richard Nixon, se encontrava à beira da exaustão (o que mais tarde se provaria ser verdade). E como é que Kennedy sabia isto? O futuro presidente esclareceu o seu interlocutor: «Sei bem quem sou e não tenho de me preocupar em adaptar-me ou transformar-me. Tudo quanto tenho que fazer, em cada etapa da campanha, é mostrar-me tal como sou. Mas Nixon não sabe bem quem é. Portanto, cada vez que faz um discurso tem de decidir que face dele próprio irá mostrar, o que deve ser extenuante.»

Assim foi. Enquanto na campanha de 1960 Nixon se esforçava sempre por aparentar o que não era, Kennedy jamais fazia um esforço nesse sentido: a imagem que projectava dizia muito do que ele era de facto, o que lhe dava uma vantagem sobre o principal rival. Isto é um traço de carácter que deve ser valorizado num político.

 

Oriundo de uma família milionária de Boston, herói da II Guerra Mundial, congressista e depois senador pelo Massachusetts, galardoado em 1957 com o Prémio Pulitzer pelo seu livro Retratos de Coragem e o mais jovem Presidente eleito desde sempre pelo Partido Democrata, em Novembro de 1960, Kennedy tinha uma sólida cultura e um dos mais fascinantes percursos biográficos de que há memória entre os inquilinos da Casa Branca.

Filho do embaixador americano em Londres, Joseph Patrick Kennedy, tinha 22 anos quando assistiu à declaração de guerra britânica à Alemanha, na manhã de 3 de Setembro de 1939, na galeria dos visitantes da Câmara dos Comuns. Um episódio que nunca mais esqueceu.

 

JFK_Berlin[1].jpg

 Com Willy Brandt e Adenauer em Berlim (Junho de 1963)

 

A frase que mais contribuiu para imortalizar John Fitzgerald Kennedy no decurso dos 1037 dias do seu mandato na Casa Branca não foi pronunciada em inglês, mas em alemão. Ao declarar-se cidadão de Berlim no local mais emblemático da Guerra Fria, por onde passava a última fronteira do mundo livre. Ninguém imaginava, nesse dia 26 de Junho de 1963, que o seu mandato terminaria menos de cinco meses depois, ao fim de uma manhã de sol outonal no Texas.

Muita gente ignora que essa frase não constava da versão original do seu discurso. Foi o próprio Kennedy que decidiu pronunciá-la enquanto a viatura que o conduzia nas avenidas de Berlim era saudada por multidões entusiásticas vitoriando o seu nome. Fora-lhe sugerida pelo principal conselheiro do presidente -- o seu irmão Robert Kennedy, na altura procurador-geral dos EUA.

«Há dois mil anos a afirmação mais orgulhosa era Civis romanus sum. Hoje, no mundo da liberdade, a afirmação mais orgulhosa é Ich bin ein Berliner», declarou o líder norte-americano nas imediações do Muro da Vergonha erigido apenas dois anos antes pelos soviéticos na cidade dividida.

 

A génese desta frase ilustra bem a forma de trabalhar de Kennedy, um homem que gostava de funcionar em equipa e absorvia com rara intuição as melhores sugestões da sua competentíssima equipa de conselheiros. Três deles, curiosamente, oriundos das fileiras do Partido Republicano -- o secretário da Defesa, Robert McNamara, o secretário do Tesouro, C. Douglas Dillon, e o conselheiro da Segurança Nacional, McGeorge Bundy. O facto de serem simpatizantes do partido rival -- e um deles, Dillon, ter chegado a integrar a anterior administração Eisenhower e a contribuir com 26 mil dólares para a campanha presidencial de Nixon -- não os impediu de atingir o primeiro plano no Executivo democrata, prova evidente do rasgo político de Kennedy.

Ao ser convidado para liderar o Pentágono, McNamara reagiu com surpresa, dizendo que não tinha experiência governativa. «Também não há escola para presidentes. Aprenderemos juntos», respondeu-lhe o inquilino da Casa Branca.

 

4f8ee39721df6.image[1].jpg

Precursor em vários domínios, estava vinte anos à frente da maioria dos políticos seus contemporâneos.

Foi ele que pela primeira vez compreendeu a importância da televisão -- ao ponto de se ter inscrito em 1959 num curso da CBS destinado a dominar as técnicas televisivas.

Foi também o primeiro presidente a conceder conferências de imprensa regulares na Casa Branca e a responder em directo aos repórteres da TV.

Deu um toque majestático à presidência com os banquetes de Estado aos visitantes, inspirado na recepção de que foi alvo no Palácio de Buckingham em Junho de 1961.

Baptizou o avião presidencial -- um Boeing 707 -- com o nome Air Force One, «para que descesse dos céus como símbolo do próprio poder presidencial».

Transformou os assessores da Casa Branca em decisores políticos, instituindo o cargo de conselheiro da Segurança Nacional, mais importante do que muitos postos no Governo.

 

A ida de Kennedy a Berlim naqueles escaldantes dias de Guerra Fria revelou muita coragem. Coragem política e até coragem física: basta lembrar que a actual capital alemã era então um minúsculo enclave no império comunista, armado até aos dentes. Também por esse atributo ele é lembrado. E ainda pelo desassombro intelectual, de que deu inúmeras provas. É aliás muito interessante verificar como várias frases que proferiu em discursos entraram na linguagem comum, tornando-se deste modo património universal.

Eis algumas:

«Não perguntem ao vosso país o que poderá fazer por vós, perguntem a vós próprios o que podereis fazer pelo vosso país.»

«Se uma sociedade livre não consegue ajudar os seus inúmeros pobres, não conseguirá salvar os seus raros ricos.»

«Nunca negociemos por medo -- mas nunca tenhamos medo de negociar.»

«A vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã.»

«A corrida ao armamento deve ser extinta antes que nos extinga a nós.»

«Apoiamos qualquer amigo e enfrentamos qualquer inimigo para assegurar a sobrevivência e o êxito da liberdade.»

«Não procuremos a resposta republicana ou a resposta democrata, mas a resposta certa.»

«Decidimos ir à Lua nesta década não porque seja fácil mas porque é difícil.»

 

jfk-detailslarge[1].jpg

 Na campanha presidencial de 1960

 

Outra virtude: onde outros viam problemas, ele via oportunidades.

Ao conquistar a nomeação democrata no Verão de 1960 após uma fracturante campanha interna – com 806 votos dos delegados, contra 409 recolhidos por Lyndon Johnson e 287 distribuídos por outros concorrentes - logo o seu primeiro passo, aliás incompreendido à época por vários colaboradores, foi estender a mão ao principal rival no interior do partido, convidando-o a ser o candidato à vice-presidência. Uma aposta que valeu a pena. Em Novembro desse ano, a dupla Kennedy-Johnson bateu os republicanos por margem muito escassa: cerca de 110 mil votos. Sem a junção dos dois nomes complementares, concluem hoje os historiadores, a derrota dos democratas teria sido inevitável.

 

«Ele adorava ser presidente», lembrava o historiador Arthur Schlesinger, que também integrou  a administração Kennedy, como biógrafo oficial, apontando desta forma um dos ingredientes do sucesso deste mandato: um político que não goste do que faz está condenado a fracassar.

Hoje olhamos para a presidência Kennedy e parece-nos «um período quase idílico» de paz e prosperidade, como acentua outro dos seus biógrafos. É sempre assim: só a passagem do tempo presta verdadeira justiça aos políticos, separando os estadistas dos restantes. Kennedy foi um estadista: isso é o que importa celebrar neste centenário.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 23.05.2017

    Comparada com uma possível presidência Lavoura, admito que sim, que tivesse sido um "verdadeiro desastre".
    Comparada com as outras presidências, não foi. Esse é o entendimento dos norte-americanos, consultados em sucessivas sondagens:
    2000
    http://www.gallup.com/poll/3214/jfk-ranked-greatest-us-president.aspx
    2011
    http://www.publicpolicypolling.com/main/2011/09/jfk-reagan-clinton-most-popular-recent-ex-presidents.html
    2013
    http://politicalticker.blogs.cnn.com/2013/11/22/cnn-poll-jfk-tops-presidential-rankings-for-last-50-years/

    Ou, como acentua um ensaio publicado na 'The Atlantic', sob o título 'The Legacy of John Kennedy': «Friends were not the only ones enchanted by the Kennedy mystique. He was becoming a magnetic figure even during his presidency. By the middle of 1963, 59 percent of Americans surveyed claimed that they had voted for him in 1960, although only 49.7 percent of voters had actually done so.»
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 23.05.2017

    Pedro Correia, tanto você como eu não somos americanos: somos portugueses. E, como tal, não devemos olhar para o mundo com olhos de americanos, mas sim com olhos de portugueses. É claro que, olhando para o mundo como os americanos olham, a presidência Kennedy foi ótima - os vietnamitas e os laocianos que apanhavam com as bombas são, para um americano, irrelevantes. Mas eu olho para o mundo com olhos de português e, para os meus olhos, os americanos são exatamente tão relevantes como os vietnamitas e os laocianos. É por isso que digo que a presidência Kennedy foi um desastre. Compreendo que um americano tenha uma perspetiva diferente, não compreendo é que o Pedro Correia se cole à perspetiva dos americanos.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 23.05.2017

    Para analisar a presidência Kennedy, não me pode ser indiferente a perspectiva dos norte-americanos. Ignorá-la seria puro disparate.

    Mas não só os norte-americanos: os portugueses em geral, os açorianos em particular e os faialenses ainda mais em particular muito devem a Kennedy, então ainda senador, quando este tomou a iniciativa de apresentar uma iniciativa legislativa para conceder vistos de residência nos EUA a pelo menos 1500 habitantes da ilha do Faial que viram os seus haveres e as suas habitações sepultados em lava devido à erupção dos Capelinhos, em 1957-58.

    Mais absurdo ainda é analisá-la segundo a óptica de um vietnamita (de qual Vietname? Do Norte ou do Sul?) ou de um laociano.
    Como se você, enquanto português, se identificasse com o que pensam ou sentem ou sabem os habitantes do Vietname ou do Laos, por sinal dois países submetidos há quase meio século a ferozes ditaduras comunistas, que suprimem os mais elementares direitos humanos.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 23.05.2017

    os faialenses muito devem a Kennedy, então ainda senador

    Certo. Mas eu comentei sobre a presidência de Kennedy, não sobre a sua atuação senatorial.

    Mais absurdo ainda é analisá-la segundo a óptica de um vietnamita (de qual Vietname? Do Norte ou do Sul?) ou de um laociano.

    Tanto sofreram os vietnamitas do Norte como os do Sul. Todos eles apanharam com bombas e napalm.

    Não é nada absurdo. Para mim, a opinião de um vietnamita ou de um laociano conta tanto como a de um americano. São, para mim, todos eles seres humanos estrangeiros.

    Como se você, enquanto português, se identificasse com o que pensam ou sentem ou sabem os habitantes do Vietname ou do Laos

    Claro que me identifico. Claro que me identifico com esses infelizes que tiveram que apanhar em cima com as bombas indiscriminadas mandadas lançar por Kennedy.
  • Sem imagem de perfil

    Costa 23.05.2017

    Nada como viver de certezas maniqueístas e repousar na simplicidade de dogmas.

    Pensar, bem se sabe, cansa e é até perigoso. E ao Lavoura, evidentemente, não o apanham nisso.

    Costa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.