Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não aprenderam nada!

por Luís Menezes Leitão, em 23.08.16

O ano passado esta cimeira incluiria o Primeiro-Ministro inglês. Mas como os eleitores ingleses já disseram o que pensam de todo este disparate, os verdadeiros governantes da Europa passaram a reunir-se a três, deixando naturalmente os países servos de fora. E estes três estarolas acham que a solução para o Brexit é mais integração, ou seja, ainda maior domínio dos Estados pequenos pelos grandes, uma vez que estas cimeiras deixam claramente perceber que as instituições comunitárias não passam de um verbo de encher, já que estes países e só estes é que mandam na Europa.

 

Esperava-se que a saída do Reino Unido fizesse esta gente ter um pouco mais de decoro. Mas afinal parece que se lhes aplica a frase que Talleyrand disse dos Bourbon: "Não aprenderam nada nem esqueceram nada!". É assim inevitável que ao Brexit venham a seguir-se muitos outros "exit". No fim, a Europa dos 27 deve acabar por ser a Europa dos 3. Na realidade, nunca foi outra coisa.

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Sem imagem de perfil

De T a 23.08.2016 às 09:10

Nigel?
Sem imagem de perfil

De JS a 23.08.2016 às 10:49

Exacto. "money talks".
E o Reino Unido em 2015 terá contribuido com 13 B. em Libras. Terá "recebido" da "UE" 4,5 B. Libras.
A discutida contribuição líquida, 8,5 B., foi "parar aos bolsos" de alguém nos 19 Países não contribuintes líquidos ... e, não menos importante, para manter a burocrática máquina Brux/Lux/19, os seus bem pagos zelosos funcionários e uma despendiosa máquina de pura propaganda.
Claro que, tal como cá, há quem tenha outros números.

Mas que vai ser muito difícil continuar com qualquer coisinha semelhante a esta "União europeia", lá isso vai. Opereta demasiado germânica, com a plateias já a remexerem-se nas cadeiras. Mesmo com a prestimosa colaboração do simpático tenor italiano.


Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.08.2016 às 11:33

Estas abordagens à UE fazem-me lembrar as discussões de café - toda a gente fala mas não acontece nada.
Muito mais coerentes são o PCP e Ferreira do Amaral que advogam a saída desse clube, hipócrita e arrogante ao mesmo tempo.
Em nome da dignidade!
João de Brito
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.08.2016 às 11:40

Eu tenho um sonho...
Que, um dia, alguém aqui comente a pouca vergonha que se passa na CGD.
Em nome da coerência.
E porque é um assunto do maior banco português, cujo acionista é o Estado.
E o Estado somos todos nós.
João de Brito
Sem imagem de perfil

De am a 23.08.2016 às 11:44

faz parte da nosso ADN
Depois da canela; ouro e diamantes:
Há--de aparecer um "alguém" que nos sustente!

Hoje nem explorar petróleo queremos!

Sem imagem de perfil

De V. a 23.08.2016 às 13:15

Espero que os próximos a sair sejamos nós, que acabem os fundos e que os socialistas e a tralha de esquerda tenham de começar a trabalhar pela primeira vez na vida.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.08.2016 às 16:12

Falta aqui o Presidente do Eurogrupo. Além da hipocrisia, diz bem da mediocridade destes políticos que o único que têm feito é destruir, o tão bem idealizado por Homens que tudo fizeram pela união duma Europa desfeita. No fim, nem a 3 fica, fica uma Europa provavelmente mergulhada noutra guerra, mas desta vez mais rápida. É cíclico e já vão setenta anos...
Sem imagem de perfil

De ariam a 23.08.2016 às 18:24

Aprenderem? O quê?
O "Plano" sempre foi o mesmo e continua a todo o vapor e, isso, de dizer que o Reino Unido saiu quando o processo vai demorar entre 2 a 5 anos, pensa mesmo que, neste sistema, a vontade dos cidadãos conta para alguma coisa?
Acredita mesmo que eles ou algum outro país vai conseguir sair? Pois, por aquilo que se pensa ir acontecer na Europa e à Europa, pode crer que só estão a ultimar os últimos pormenores.
A maioria dos Tratados já foi assinada, muitos deles, nem os cidadãos, a nível global, sabem do que tratam ou aquilo a que ficam obrigados e, (alguns) políticos, só podem consultar partes mas, sem poder tirar cópias ou apontamentos.
Só falta, eleger a Hillary (há americanos que desejavam voltar à cruzinha no papel, estão desconfiados da "tecnologia") mas, aqui, também não seria de estranhar, o Obama usar aquilo que, há pouco tempo, assinou e, com uma qualquer desculpa, continuar no poder, pois será quase imperativo, passar por cima da Constituição americana e desarmar os americanos, concretizar, definitivamente, a outra "União" EUA/Canadá/México, fazer implodir o sistema financeiro para terem a desculpa de acabar com o dinheiro físico e, a net, com leis que já andam a aprovar, será muito semelhante à chinesa, controladora e selectiva nos assuntos... qualquer comparação com um Nineteen Eighty-Four de George Orwell com o sistema que vão implementar... é só para quem goste de ser optimista (já fiz parte desse clube mas, quando vejo postes destes em que, ainda, há quem pense que eles estão, só e apenas, a cometer erros... que mais será preciso acontecer, para ver que não são erros mas, ações premeditadas e muito bem executadas).
O Pesadelo ainda nem começou... e quanto à ordem dos acontecimentos, vai depender do que lhes der mais jeito ou das reações dos cidadãos porque têm andado "a semear ventos para provocar tempestades", só que têm sido mais fraquinhas que o desejado. Aliás, quem seguir os acontecimentos a nível global, vê que já nem tentam esconder nada. Só que a grande maioria fica tão distraída com os pormenores que não consegue enxergar o Todo. Se calhar, nem o querem ver porque, com tanta informação (ainda) disponível, suponho que só queiram aproveitar os "últimos minutinhos" de sossego, talvez à espera de um milagre.

Quanto ao "ingrediente" principal e, precisam que seja a nível global, o Medo, será, mais uma vez, "a arma" que têm usado com sucesso e, vezes sem conta mas aí, já espero mais do que um ataque terrorista ou outra crise financeira, mesmo que seja pior do que a 2008, nada disso será suficiente para controlar "os rebanhos"... talvez tenham, mesmo, de mandar chamar os marcianos ;) Não será difícil porque, entre os avanços da Física Quântica, da inteligência artificial, CERN, HAARP, engenharia climática e outras tecnologias que o comum cidadão nem sabe existirem... se lhes disserem que são os marcianos a atacar... provavelmente dará resultado e, isto, vem a propósito do aumento de avistamentos de ovnis a nível global. Coincidência? Nunca esquecer o "Ordo Ab Chao" e, se houver caos, as revistas, há anos que mostram os luxuosos bunkers subterrâneos da elite... e, esses, de nada serviriam se fossem para uma catástrofe natural, do tipo extinção dos dinossauros mas, serão adequados para viver bem, enquanto, cá em cima, nos matamos uns aos outros ;)
Imagem de perfil

De Bic Laranja a 23.08.2016 às 20:09

Este está de tal apanhado no espírito da coisa que até usa o aborto gráfico.
Sem imagem de perfil

De ariam a 24.08.2016 às 13:32

Mais dois "irmãos" do Lavoura, um Bic (laranja) e um anónimo (cristal) que, em vez de tentarem pensar "fora da caixa", sentem-se bem com crenças e doutrinas, incapazes de ver para além das aparências, ilusões e simulacros, talvez acomodados às suas próprias recompensas materiais.

Para além dos resultados futebolísticos, deviam tentar ler trabalhos de físicos ou, ainda mais fácil, de filósofos que falam sobre o tema da pós-modernidade como Jean Baudrillard, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli.
O conhecimento não pode ser adquirido através do método "esponja de ideias alheias" mas, pelo desejo ou vontade individual que incentive essa procura que tem de ser permanente e, só assim, se pode começar a entender o tempo em que vivemos, onde, cada vez mais, vai prevalecendo o "domínio do simulacro". "A simulação cria o perfeito simulacro da realidade, como um sonho tão vívido que, ao "acordarmos", não conseguimos distinguir entre ilusão e verdade".

Como sempre, nestes vossos comentários, aplicam a técnica do costume que é denegrir ou desdenhar, sobre tudo aquilo que não compreendem ou não cabe dentro das vossas pequeninas "caixas de fósforos".
O maior problema é que são, precisamente, estes "cegos" que nos arrastam para o tipo de Mundo onde a minoria consegue controlar a maioria e, ainda têm ao seu dispor, estas abébias que os ajudam a fazer o "serviço".
Podem dizer ou escrever o que vos apetecer porque "os cães ladram e a caravana passa", expressão usada pelos portugueses mas, de origem árabe que significa não ligar a críticas destrutivas ou provocações que contrariem o progresso e, isto, de certeza que devem ter ouvido ou, pelo menos, algo semelhante, dito por Mourinho "The dogs bark but the caravan goes on" e, desde que seja dito por um dos vossos "heróis de pés de barro", aí sim, deve ser uma verdade absoluta, mesmo que não entendam, totalmente, a sua origem, significado ou propósito.
Não há nada que demonstre mais preguiça mental do que papaguear ou repetir banalidades que, para muitos, passam a Verdades absolutas, unicamente comprovadas, pelo número de "papagaios" que as repetem.
No entanto, os vossos comentários têm a minha simpatia e total compreensão... é mesmo "muita areia" para os vossos "camiões, camionetes e afins"...

"The fundamental cause of the trouble is that in the modern world the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt." Bertrand Russell, "The Triumph of Stupidity," 1933
Imagem de perfil

De cristof a 25.08.2016 às 13:43

recomendaria, se me perguntassem, dois anos na Venezuela ou no Chade, para abrir o apetite e poder comparar o bom com a "merda" da UE.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.08.2016 às 20:44

Que pena que tenho de que a Senhora ariam não seja primeira ministra. Pelo menos conversa não lhe falta.
Imagem de perfil

De cristof a 23.08.2016 às 20:25

Uma "democracia" em que o voto do representante de 10 milhões de holandeses, tem o mesmo valor que 80 milhões de alemaes não vai longe. Basta ver a argumentação de certos experts e tudologos de países mal governados para vermos como torcem para que ou lhes paguem as contas ou que tudo acabe mal.
Pena que não se possa sair por um ou dois anos só para mostrar a razão desses experts.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.08.2016 às 12:15

"Pena que não se possa sair por um ou dois anos ". Ou mesmo suspender a democracia por 6 meses só para mostrar ...etc.
Sem imagem de perfil

De Vento a 24.08.2016 às 11:29

Claro que Bruxelas é uma fábrica de enchidos. E por ser, os gajos têm dado pouca importância à pastelaria.

Todavia eu nunca baixo os braços. Também estive nessa cimeira. Entrei no barquito com um cachecol de campeão e chamei-os à cozinha.
Disse ao Matteo que o panetone não contribuía em nada para a saúde do Euro, ao Hollande afirmei que as raparigas francesas necessitavam de produtos mais estimulantes para recuperarem a beleza antiga, e à Merkel disse-lhe que o Strudel estava a arruinar as relações com a Europa.

Resultado, vim de lá com a garantia que o nosso pão de ló de Ovar estava protegido contra qualquer agressão da troika e de seus sucedâneos.

A prova:
http://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/bruxelas-classifica-pao-de-lo-de-ovar-como-produto-protegido

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D