Miguel Valle de Figueiredo na Ericeira
jpt, 04.08.23
Na Ericeira o meu bom amigo Miguel Valle de Figueiredo inaugura amanhã - sábado, 5 de Agosto, a partir das 18 horas, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (o antigo Casino) - a Nha Belha. Avisa-nos de que se trata de "uma espécie de de exposição retrospectiva com 3 dúzias + 1 de imagens a preto e cores sobre a Ericeira", feitas desde 1980. E de que é também uma celebração, assinalando os 20 anos do lançamento do álbum "Ericeira, Mar de Tradições", com fotografias suas e texto de André Pipa. A exposição estará ali disponível até ao dia 3 de Setembro, fica para aviso dos locais. E dos veraneantes.
Com as impressivas fotografias do mvf - como ele assinava a sua participação no nosso ma-schamba - tenho colocado aqui alguns postais. Pois é ele um belíssimo fotógrafo - e ainda melhor amigo, se tal for possível (tanto que um dia me fez o favor de me convocar um texto para uma sua exposição, a propósito de umas imagens sobre a Ilha de Moçambique). Cumpre-me agora também recordar que é um aficionado da terra dos jagozes. E assim amanhã lá abandonarei as cercanias do Sado, cruzarei o Trancão, abalançando-me junto ao Lizandro - nisso quiçá encontrando outros "delituosos de opiniões". Desse modo respondendo ao chamariz, até porque avisa ele que a sessão terá o sempre tão desejado patrocínio material - e nisso o apoio espiritual - da excelente Quinta das Carrafouchas, a qual há anos visitei com delongas, momento de que guardo tão prazerosa memória e saudade.
E aqui deixo duas imagens (em baixa resolução) do que o mvf vai mostrar a partir de amanhã sobre a bela Ericeira. Forma de convite a passarem por lá:
(Miguel Valle de Figueiredo, "Chegada da Faina, 1980)
(Miguel Valle de Figueiredo, sem título, data incerta)