Maio de 2015: os meus votos
Figura nacional do mês
Helder Santinhos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil, liderou uma greve de dez dias na TAP. A paralisação - a que parte dos pilotos não aderiu - causou «um dano de 30 milhões de euros» à empresa, revelou o sindicalista.
Figuras internacionais do mês
Ada Colau, activista catalã apoiada por uma plataforma de movimentos da esquerda radical, venceu em 24 de Maio a eleição autárquica em Barcelona e prepara-se para liderar a câmara.
Nicola Sturgeon, a nova líder nacionalista escocesa, elegeu a 8 de Maio 56 dos 59 deputados na Escócia para o Parlamento britânico, relançando o debate sobre a independência.
Facto nacional do mês
Nos primeiros dez dias de Maio, a TAP foi abalada por uma inédita greve dos pilotos. Um facto que não travou o processo de privatização da empresa, agora em curso.
Facto internacional do mês
Vitória clara do Partido Conservador, que conquistou maioria absoluta nas eleições de 8 de Maio no Reino Unido, contrariando todas as sondagens. David Cameron, no poder desde 2010, deixou de necessitar dos liberais para formar maioria.
Frase nacional do mês
«Esta pega, feia, gorda, invejosa, nojenta, salazarenta, cretina e complexada, acha que dizer mal dos outros no FB não tem mal nenhum.» (Sofia Fava, ex-mulher de Sócrates, escrevendo sobre a Procuradora-Geral da República no Facebook)
Frase internacional do mês
«Leio todos os discursos do Papa. Se continua a falar assim, um dia destes vou recomeçar a rezar e regressarei à Igreja Católica. E não estou a dizer isto a brincar.» (Raúl Castro, ditador comunista cubano, falando no Vaticano após audiência com o Papa Francisco a 10 de Maio)