Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Luto nacional por Isabel II

jpt, 16.09.22

presidente-ramalho-eanes-com-rainha-isabel-ii-0-1-

Leio nas "redes sociais" que há gente ofendida por o governo ter proclamado luto nacional pela morte da rainha Isabel II. E há gente surpreendida. Entre os militantes do resmunguismo, os republicanos fundamentalistas, os ainda ressentidos com o ultimatum e os combatentes anticoloniais, pois há um pouco de tudo nesta amálgama "contestatária".
 
Enfim, nesta era digital é necessário cuidado com a informação a que se acede. Por exemplo, a wikipedia não é "editada", a informação ali colocada não é totalmente fiável. Mas ainda assim serve para balizar as nossas dúvidas iniciais, e amainar irritações. Aqui deixo ligação à página dedicada aos "lutos nacionais" declarados em Portugal - e será de atentar em dois factos:
 
- o primeiro é que a proclamação de "luto nacional" pela morte de alguém vem em crescendo nos últimos 12 anos, vulgarizando a medida e nisso apoucando-lhe o conteúdo simbólico (já de si pequeno, pois este "luto" não se acompanha de quaisquer medidas efectivas);
 
- o segundo é que desde a implantação deste regime já foram declarados "lutos nacionais" em homenagem a vários chefes de Estado estrangeiros (Sadat, Samora Machel, Hirohito, Hassan II, João Paulo II).
 
Assim sendo, não será muito relevante discutir esta "vénia estatal" que é a declaração de "luto nacional". Mas se se quer discuti-la então que se faça com termos (quais os critérios, que pertinência, que medidas associadas, etc.). E não só este resmunguismo, insuportável (digo eu, resmungão encartado).
 
Ou seja, e com esta me calo, pelo menos vão ler a wikipedia. Pelo menos isso.

11 comentários

Comentar post