Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Leituras

Pedro Correia, 07.09.19

ee98282a016f499c98a020343a90c196[1].jpg

 

«O trabalho liberta-nos de três calamidades: o aborrecimento, o vício e a necessidade.»

Voltaire, Cândido ou o Optimismo (1759)p. 164

Ed. Visão, 2016. Tradução de Maria Archer

12 comentários

  • Imagem de perfil

    João Campos 07.09.2019

    Isabel, se me permite a pergunta, já trabalhou num call center?
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.09.2019

    Já, caro João Campos.

    Isabel
  • Imagem de perfil

    João Campos 08.09.2019

    E achou esse trabalho "útil e válido"?

    A minha experiência - que estará muito longe de ser das piores, de acordo com as descrições feitas por alguns amigos que trabalharam em "outbound" (estas tretas saem todas em estrangeiro) - é de um trabalho absolutamente inútil, irrelevante, e estupidificante. Ao fim de oito horas com os auriculares nos ouvidos, o cérebro não permitia muito mais do que um ecrã de televisão a passar qualquer coisa pouco sofisticada, e o ordenado mínimo não permitia grandes sonhos ou aventuras. Que venha um HAL 9000 responder aos pedidos mais imbecis "I'm sorry, Dave, I'm afraid I can't do that"; quando chegar, já chegará tarde.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.09.2019

    Um dos nossos principais problemas é acharmos que só um tipo de trabalho dignifica e, pior, fazer corresponder essa valorização às funções de gestão ou comando.

    Todos os ofícios têm momentos rotineiros e "estupidificantes". Isso não retira mérito nem dignidade ao trabalho.

    O que está errado é não valorizar o ofício em si, mas sim o estatuto social que pode variar conforme os ventos.

    O que está errado é chamar estúpido ao trabalhador, ao invés de defender que este seja considerado, respeitado e bem remunerado.

    Isabel
  • Imagem de perfil

    João Campos 08.09.2019

    Esse erro não é meu. As funções de comando ou de gestão não funcionam se não tiverem ninguém para comandar ou gerir. E isso do estatuto social é uma piada que só resulta se todos aceitarmos fazer parte dela.

    Sim, todos os trabalhos têm momentos rotineiros e estupidificantes. E há trabalhos que são rotineiros e estupidificantes. Imagino que trabalhador numa linha de montagem seja um exemplo, se ainda houver linhas de montagem com trabalhadores humanos. E outro, que conheci durante treze longos meses, é operador de call center. Se na sua experiência encontrou mérito, dignidade ou utilidade na coisa, parabéns. Eu não encontrei, nem conheci quem tenha encontrado. Pelo contrário: conheci pessoas inteligentes e capazes presas a um trabalho esgotante durante anos a fio para chegarem ao fim do mês a contar trocos, na ambição de que talvez aquele suplício diário permita chegar a algum lado (na maioria dos casos não permite). Mais do que estupidificar, desumaniza - quem está do outro lado da linha esquece-se facilmente de que fala com uma pessoa real, e não com um atendedor de chamadas glorificado, e a dada altura a única forma de lidar com isso é esquecendo que quem liga é, também, uma pessoa real. É com indiferença, portanto - e poucas coisas corroem tanto como a indiferença.

    No entanto, é um pouco como servir às mesas - toda a gente devia fazê-lo uma vez na vida, nem que fosse só por um mês (eu fi-lo, e por vários meses). Acabaria com muitas manias.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.09.2019

    As funções de comando ou de gestão não funcionam se não tiverem ninguém para comandar ou gerir.

    Disse tudo nesta frase. Nada nasce feito

    E é uma ilusão, por um lado, achar que as máquinas algum dia farão tudo quando os humanos não queiram fazer e, por outro, presumir que todos os humanos têm capacidade ou vontade intelectual/criativa para assumir voos mais altos. Ou simples oportunidade.

    Quis salientar que hoje em dia é muito usual desvalorizar um trabalho por não ser da área de formação ou não ser apelativo intelectual ou socialmente. Puro engano, ter pessoas mais formadas, mais capazes e mais exigentes a desempenhar funções ditas 'menores' é uma assinalável vantagem para as empresas. Além do que, os trabalhadores se forem de facto mais capazes, cedo ou tarde, saberão enveredar por caminhos mais compensadores.

    O erro, continuo a achar, está em não valorizar e remunerar com justiça quem faz bem, quem é bom naquilo que faz, ainda que seja a coser 70 bolsos de calças por dia.

    E enquanto vingar o discurso da desvalorização e menorização desse tipo de trabalhos haverá pretexto para as entidades patronais pagarem o menos possível, com o argumento de que 'aquilo' até uma máquina faz. O pretexto perfeito para tratar trabalhadores como máquinas.

    Isabel
  • Isabel, voltei

    Julgo que as máquinas deveriam libertar o Homem de todo os Trabalhos, sobretudo do estupidificante,tendo eu atenção, em não confundir estúpido, com simples. Coser sapatos, fechado num armazém é um trabalho que decompõe mãos e cabeça. Trabalhar na terra, tendo por luz, a do sol, e o céu, tecto, vivendo ao ritmo do staccato da vida não é estupidificação da nossa natureza , mas sim emulação. (mexer na terra é antidepressivo, segundo os referidos psiquiatras).

    Aliás, nem entendo porque diabos não deve ser objectivo da tecnologia criar máquinas que substituam o Homem nas mais variadas áreas do fazer. Dinheiro, dizem? Para quê a necessidade dele se seriam as máquinas a trabalhar?

    São tantas as coisas que gostaria de fazer, mas que a vida do trabalho me impede. Viajar, dar a volta ao mundo, conhecer, para um dia conseguir dar-me a volta e virar - me do avesso. Conhecer - me a mim próprio.

    O que chateia, a alguns, num mundo feito de máquinas, é que com a perda do valor do dinheiro, haver uma, consequente, perda de hierarquia social. Pois se há algo (porventura a sua principal função) que o dinheiro permite é a formação de hierarquias e o gozo que a alguns "muitos" isso dá. O poder mostrar - se a mais e mais que o outro. Essa necessidade de reconhecimento material.

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.09.2019

    Agora não concordo consigo. Não diabolizo a tecnologias, mas também não a idolatro e, reitero, não acho que algum dia nos venha a substituir (se o fizer será porque deixou de haver humanidade).

    Mas mais do que tudo, pergunto-me que raio de sociedade imagina que daí adviria? A hierarquia social continuaria (as ditas classes).

    Quando o li imaginei logo uma humanidade bastante intelectualizada, deitada da alcova, a deliciar-se com um soufflé de queijo acompanhado de um belo vinho, a perorar sobre a textura do dito, ignorando que as batatas são deitadas à terra lavrada, de onde cresce uma planta de cerca de 40 centímetros, folha verde arredondada, com flor branca, e que são arrancada das entranhas da terra, e que algumas delas serão deitadas à terra novamente no ano seguinte. E também que as vacas (ou cabras ou ovelhas) de cujo leite é feito o queijo, precisam de comer, de ser tratadas, de ser vigiadas medicamente. E ignorando que os tractores carregados pelas pipas de uvas, são conduzidos por humanos, que às vezes tombam numa valeta. Ignorando e desprezando a contabilidade, as contas que alguém faz, para nos pagar (ou para nós pagarmos a alguém) o salário ao fim do mês (ou os impostos e outras obrigações ao Estado). Ignorando que voltar a trabalhar numa fábrica a coser bolsos em jeans pode ser o sonho de uma mulher que emigrou para Alemanha, onde não conseguiu vingar, voltou para montar um negócio próprio, que resultou em prejuízos e dívidas ao Estado, e que se encontra fazer serviços de empregada doméstica. Voltar à fábrica, coisa impossível para uma mulher de 60 anos, era um fim de vida profissional que lhe daria outra tranquilidade e benefícios financeiros.

    O nosso mundo também resulta do trabalho. Não é só natureza e ideias.

    Isabel

  • Excelente, Isabel.

    Isabel, quando falo em libertar o Homem, do trabalho, faço-o metaforicamente. Trabalhar é transformar, mas pensar, entender, é também transformar, o que existe dentro e o que existe fora. Por isso Pensar é Trabalhar.

    Quando falo em usar a tecnologia para substituir o Homem, sigo o raciocínio inicial, aquando da invenção da primeira máquina a vapor. Tornar menos pesada a vida. Tornar menos presente a necessidade. Tornar o Homem mais Livre (da Necessidade) . É nisto que consiste a ciência. É nisso que ela se justifica.

    Quando falo na substituição do Homem, pela máquina, vinco também a eficiência superior da máquina na execução de um trabalho e como isso se traduz numa poupança de recursos (materiais, intelectuais, espirituais) . Recursos que poderiam ser usados para outros fins, ou apenas não gastos.

    Claro que as hierarquias nunca desaparecerão, apenas mudariam. Mas julgo que seria preferível ter como exemplo o pai que usa o seu tempo com a família, do que aquele que em nome da família perde o seu tempo longe dela.

    Quanto aos interesses cósmicos, metafísicos, quanto às grandes questões da vida, desdenhadas por esta pragmática sociedade, habituada, ensinada sob o Altar do Trabalho, talvez se houvesse mais tempo, e menos preocupação, houvesse mais atenção, na Escola, e nos pais, em formar Pensadores e não trabalhadores. Lembrando-me de Einstein, a Sabedoria é o que fica depois de esquecermos o aprendido na Escola.

    Como pode haver Progresso, se as preocupações, de hoje, são as mesmas que no passado? No fundo, apenas comer e quem sabe esquecer.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.09.2019

    Trabalhar menos? Mais tempo para a família, para pensar e respirar?

    O descanso foi sendo conquistado. O Sábado inteiro foi uma vitória recente.

    Apoiado. Avante, camarada.

    Se houvesse uma manifestação para exigir as 35 horas semanais no privado, ponderaria ir a uma coisa dessas pela primeira vez na vida.

    (ainda assim, temo que aquela hora diária a menos no horário de trabalho, fosse passada no centro comercial, a 'tuitar', 'facebookar' ou 'blogar', em vez de ser passada com a família, a pensar ou a respirar.)

    Isabel
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.