Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Leituras

Pedro Correia, 07.09.19

ee98282a016f499c98a020343a90c196[1].jpg

 

«O trabalho liberta-nos de três calamidades: o aborrecimento, o vício e a necessidade.»

Voltaire, Cândido ou o Optimismo (1759)p. 164

Ed. Visão, 2016. Tradução de Maria Archer

3 comentários

  • Já entrou numa apartamento de um bairro social? Se sim, em quantos? Mesmo hoje fui a um barraco, que fica entre a Via Norte e uma antiga fábrica de fibrocimento, ali para São Mamede. Quase de certeza que recebem algum subsídio, ou assim o espero. Mãe do Céu, como o desejo.

    Nestas coisas passo - me, completamente.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 08.09.2019

    Nunca vivi nestas condições, mas comecei por conhecer casebres do campo com "buraco" (em vez de w.c) e na cidade entrei em "ilhas" (sendo do Porto
    saberá o que são), mais tarde, em cubículos de águas furtadas na Ribeira, habitadas por famílias. Estudei até aos 17 anos no ensino público e os meus amigos nunca foram "betinhos". Alguns caíam na sala de aula de tão pedrados, outros afiançavam-me que tinham controlo sobre aquilo, até os ver em Sta. Catarina ou Cedofeita a mendigar. Passei ilesa por ter uma estrutura familiar robusta e, é verdade, sem problemas financeiros de maior, mas sempre procurei a autonomia e nunca fugi do trabalho.
    Tarde, quando finalmente tive um contrato e a possibilidade de contrair um crédito habitação, procurei um apartamento, e um dos primeiros que visitei foi justamente num bairro social.
    Acabei por de decidir por outro, um T0, num terceiro andar sem elevador, em edifício antigo. Quando tive possibilidade mudei.
    Não tenho carro e aos 45 anos faço toda a minha vida em transportes públicos.

    Não sei se acha que deva pedir desculpa por achar que o trabalho dignifica, mas é assim que penso.

    Isabel
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.