Eu não digo que se deva descuidar a História. Mas, será necessário ou conveniente ou, sequer, possível, ensiná-la toda a todos os jovens ou crianças? Não será mais proveitoso deixar que algumas partes dessa História sejam apenas aprendidas e apreendidas por algumas pessoas (não por todas), e somente quando forem adultas? À medida que a sociedade progride, certos conceitos e relações que para os nossos antepassados eram óbvios tornam-se muitíssimo complicados de explicar, porque já estão muito longe daquilo que agora se faz. Será necessário estarmos a exigir a todas as crianças e a todos os jovens que procurem compreender esses conceitos e relações, e interessar-se por eles? Não será mais correto que eles sejam aprendidos somente mais tarde e somente por aqueles que mostrem inclinação para isso?
Se plantar uma macieira ou um limoeiro e não retirar os ladrões nem não orientar os ramos mais soltos, a árvore cresce, sem dúvida, mas os seus frutos serão irregulares, maioritariamente pequenos e terão uma maturação dificultada pelo excesso de folhagem. Talvez desbastando folhas e frutos consiga obter uma produção melhor, mas não tão boa como poderia ter sido - e terá muito mas muito mais trabalho e a árvore terá consumido muitos mais nutrientes e água. E não terá produzido muito mais oxigénio.
Assim acontece com as crianças e adolescentes que não são estimulados nem orientados.