Lápis L-Azuli
Hoje lemos Joseph Campbell, "O Herói de Mil Faces"
Passagem a L' Azular: "O ego insuflado do tirano é uma maldição para ele e para o seu mundo – por mais que os seus negócios prosperem. Aterrorizado, assombrado pelo medo, alerta a cada o momento, pronto para enfrentar e lutar contra as agressões previsíveis no seu ambiente, agressões essas que são principalmente reflexos dos incontroláveis impulsos de aquisição dentro de si mesmo. O gigante da independência auto-conquistada é o mensageiro do desastre para o mundo, mesmo que, na sua mente, se possa entreter com intenções humanas."
De egos insuflados anda o mundo cheio em todas as latitudes e longitudes e muito afastados de boas "intenções humanas" que não lhes rendam homenagens ou lhes tragam benefícios numa primeira instância.
Mensagens de infortúnios, tais como desastres naturais, guerras, assassínios ou derrocadas pessoais de alguém que resvalou de uma posição confortável, também são notícia todos os dias e quanto mais sumarentos e menos naturais, melhor, pois prendem a atenção dos ávidos bebedores das opiniões e teorias mirabolantes que explicam o mundo à luz das considerações pessoais de cada "entendido" na matéria. Já ninguém pára para pensar com seriedade. Basta escolher a opção que se encontra por detrás de cada uma das cortinas de sabedoria que se apresentam e não se discutem. Os dogmas da actualidade são incontestáveis apesar de construídos sobre braças de palha.