Lápis L-Azuli
Hoje lemos Mark Twain, "As Aventuras de Hucleberry Finn".
Passagem a L' Azular: “Não demorei muito tempo a constatar que estes mentirosos não eram reis nem duques, mas apenas impostores e impostores desprezíveis. Mas nunca disse nada, nunca deixei transparecer; guardei para mim; é o melhor caminho; assim não terei brigas e não me meterei em problemas. Se queriam que lhes chamássemos reis e duques, não tinha objecções, desde que isso mantivesse a paz na família; e não adiantava contar ao Jim, por isso não lhe contei. Se nunca aprender mais nada com este tipo de coisas, aprenderei que a melhor forma de conviver com este tipo de pessoas é deixá-las fazer o que querem.”
É.
Tem sido assim desde o princípio dos tempos e, por ser sempre assim, nada muda para melhor, porque os reis e duques que vêm substituir os reis e os duques em exercício e que recebem uma herança degradada, não se interessam em recuperá-la, torná-la viável, fazê-la melhor. Fazem então o que querem: Espremem os poucos activos que subsistem para seu próprio proveito e deixam que a podridão avance e se instale definitivamente.
Tem sido assim desde que existe humanidade e que esta deposita a sua confiança em alguns que crêem capazes de os conduzir ao reduto, onde possam viver tranquilos, seguros e em paz. Utopia é uma quimera, passe a redundância.