Lápis L-Azuli
Hoje lemos: Khaled Hosseini, "Mil Sóis Resplandecentes".
Passagem a L-Azular: “Sei que ainda és jovem, mas quero que compreendas e aprendas isto. O casamento pode esperar, a educação não. És uma menina muito inteligente. A sério que és. Podes ser o que quiseres, Laila. Eu sei isso sobre ti. E também sei que, quando esta guerra terminar, o Afeganistão vai precisar de vós tanto como dos vossos homens, talvez até mais. Porque uma sociedade não tem qualquer hipótese de sucesso se as suas mulheres não tiverem instrução, Laila. Nem pensar."
Mais um escritor que um dia destes vai ter a cabeça a prémio por pensar que as mulheres são gente, provavelmente mais inteligentes e desembaraçadas do que os homens com quem as casaram. O jugo é importante para essa corja de mal pensantes, porque poderia alguém vir a cogitar que são basicamente incultos, brutos, retrógrados, em suma, homens muito burros e, em assim sendo, tudo fazem para nivelar por baixo. Mesmo rasteiro.
Se é um facto que os cães andam por lá sem açaime e as mulheres não, nunca poderão esperar que o resto do mundo os possa, algum dia, levar a sério.
Recebi esta informação por e-mail há cerca de uma hora. Talvez agora consiga dissuadir alguns senhores de terem ideias tão no mínimo excêntricas.
https://www.washingtonpost.com/world/2024/09/22/afghanistan-taliban-restrictions-men-beards/?