Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Lamento

Pedro Correia, 09.01.19

Uma das melhores livrarias de Lisboa, de que fui durante anos visitante e cliente habitual, era a Bulhosa, situada no extremo sul do Campo Grande, já quase em Entre-Campos. Um dia, há pouco mais de um ano, encerrou "para inventário", como rezava o letreiro. Não voltou a abrir: morreu assim, ingloriamente, perante o alheamento quase total desta cidade que anda de costas ostensivamente viradas para a cultura.

Há dias passei por lá. Onde morou a Bulhosa está agora um desses estabelecimentos pindéricos que prometem "depilação total nas axilas e nas virilhas" em letras garrafais estampadas à entrada. É uma actividade em expansão, ao que parece. A malta preocupa-se com a fachada e marimba-se para o intelecto: os neurónios não propiciam fotos giras no Instagram.

Lamento, claro. Mas não estranho. Ainda há pouco, numa roda de amigos com um nível cultural supostamente acima da média, perguntei-lhes quantos livros tinham comprado em 2018. Zero, nada: nem um. «Li por obrigação quando andava na escola, felizmente hoje já não preciso disso», respondeu um, sem sombra de ironia. Daí as livrarias - que também eram um espaço de convívio, de socialização, de buscas e descobertas - irem fechando, umas atrás das outras, por esse país fora. Pobre e frívolo país, tão mal instruído e tão bem depilado.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 09.01.2019

    O progresso tecnológico não é um destino. Repare por exemplo que já há dezenas de anos que se inventaram as mudanças automáticas para automóveis, que constituem indubitavelmente um progresso tecnológico que facilita a vida do condutor, mas elas nunca passaram de uma exceção na Europa. Apesar de as mudanças manuais darem muito mais trabalho ao condutor, os condutores europeus parecem continuar a preferi-las.
    Em música, atualmente está na moda editar discos em vinil, uma tecnologia claramente ultrapassada e incómoda mas que algumas pessoas voltam a preferir.
    Em livros a coisa fia ainda mais fino: muitas pessoas gostam de ler pedacinhos de um livro antes de o adquirirem. E isso só se pode fazer numa livraria.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.