Junho, o Mês de Juno ou Iuno
Junho é um óptimo mês. A escola acabou. Os dias são longos. O tempo está quente.
Assim como os demais meses, Junho herdou o seu nome do calendário que datava da fundação de Roma. Este calendário foi entretanto reformado e substituído pelo Calendário Juliano em 46 a.C. Porém, muitos anos depois, este calendário voltou a ser substituído pelo calendário introduzido na Europa em 1582, criado por iniciativa do papa Gregório XIII. Este é hoje usado em praticamente todo o mundo.
Acredita-se que Junho recebeu o nome devido à deusa romana Juno, contrapartida romana à deusa grega Hera, esposa de Zeus. Para os romanos, Juno era esposa de Júpiter, rainha dos céus e uma das deusas mais importantes. Outros estudiosos acreditam que Junho recebeu o nome da palavra latina ‘juniores’, que significa ‘os mais jovens’, mas não há grande dúvida de que deriva do latim Iunius, “de Juno (Iuno)”, referindo-se à rainha dos deuses e deusa do casamento, do parto e da fertilidade.
Os casamentos de Verão são muito populares e podem ter começado pelas bênçãos que Juno concedia aos casados no seu mês homónimo. No calendário romano original, Junho era o quarto mês do ano. No entanto, durante a reforma de Numa do calendário romano, tornou-se o sexto mês. Nesse calendário, tinha apenas 29 dias. Ao tornar-se sexto mês do ano, voltou a ter 30 dias.
Junho é suave, cheira a luz, a alegria, a festa e às oitavas que cantam Portugal.