Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Julho é o mês de Júlio ou de Caius Julius Caesar

Maria Dulce Fernandes, 01.07.24

julio.jpeg

O mês de Julho, ao contrário dos anteriores, não foi buscar o seu nome a um deus, mas a um mortal, embora praticamente endeusado por ter sido quem planeou, conquistou e governou um império. Caius Julius Caesar foi um general, estadista e historiador romano que conquistou a Gália (que inclui Itália, França, Bélgica e Holanda) e  mudou a estrutura do governo romano pela primeira vez para uma ditadura. Como em tudo o que se relaciona com política, foi assassinado de forma lendária, apunhalado pelas costas nos Idos de Março. 

Caesar é responsável pelo ano como o conhecemos ter 365 dias e pela existência de um ano bissexto a cada quatro anos. O antigo calendário romano tinha um mês intercalar chamado Intercalanus (ou Mercedonius) com 27 ou 28 dias de duração, que poderia existir ou não, dependendo da decisão que fosse tomada pelo sumo sacerdote do Colégio dos Pontífices, também conhecido como Pontifex Maximus, adicionado, ou não, uma vez a cada dois anos após 23 de Fevereiro. Para os anos que incluíam Intercalanus, os últimos cinco dias de Fevereiro seriam omitidos. Caesar acabou com o intercalanus, distribuindo os dias pelos meses mais pequenos. O nosso calendário contemporâneo ainda funciona praticamente no mesmo sistema que César instituiu há mais de 2.000 anos.

Diz-se também que Julius Caesar deu a conhecer ao mundo a prática da cesariana, por ter ele próprio nascido desse modo, embora os historiadores tendam a menosprezar essa etimologia.

Quintilis, que foi seu mês de nascimento, já não fazia qualquer sentido ser o "quinto mês" porque, graças ao calendário juliano, seria o mês número seis. Como tal, Julho foi atribuído em homenagem póstuma a Julius Caesar.

A história é assim, passa mas não se apaga.