Impressões alemãs (8)

Estátua de homenagem a Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin (conde de Zepellin), na cidade de Friedrichshafen. Todos sabemos que ele foi o inventor do dirigível, embora seja mais correcto (passe a expressão) dizer que, como fundador da empresa Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, desenvolveu uma aeronave a partir de algumas ideias já existentes (em alemão, dirigível chama-se mesmo Zepellin).
O conde de Zepellin era natural da cidade de Constança e, depois de se aposentar do exército (onde atingiu o posto de brigadeiro-general), sediou-se em Friedrichshafen (também junto ao lago), lá fundando a sua empresa. Embora o dirigível não tivesse grande futuro, pois inflamava com facilidade, representou um grande avanço na aeronáutica. Em Friedrichshafen, esta aeronave é omnipresente. Lá se situa o Museu Zepellin e réplicas do dirigível (algumas com capacidade para voar, outras tipo brinquedo) animam os turistas, no Verão.



Esplanada em Friedrichshafen, no Verão

Friedrichshafen é também a cidade onde se pode apanhar o ferry-boat para a localidade suíça de Romanshorn, atravessando o Lago Constança

