Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Impressões alemãs (3)

Cristina Torrão, 08.12.21

G-Konstanz 135.JPG

Estacionamento de bicicletas, em Constança, a cidade que deu o nome ao lago de fronteira entre a Alemanha, a Suíça e a Áustria (na Alemanha, o lago chama-se Bodensee).

© 2004 Horst Neumann

 

Constança tem cerca de 85.000 habitantes; Berlim tem quase 3.800.000.

É verdade, em Lisboa inteira vê-se menos ciclistas ao longo de um dia inteiro do que num qualquer cruzamento de Kreuzberg em Berlim. Mas a rede de transportes públicos é péssima. E as pessoas, por defeito, não conhecem alternativas a levar os filhos de carro até ao portão das escolas, públicas ou privadas.

Miguel Szymanski (excerto de crónica no PT-Post, jornal português na Alemanha, nº328, Outubro 2021)

Mas também há bons exemplos em Portugal:

"Não são fotos da Holanda, são da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, onde cerca de 50% dos alunos vão de bicicleta para a escola. Um início forte do projeto BikeUp, promoção para o empreendedorismo". É assim que uma publicação divulgada a 23 de Novembro, no Facebook, dá conta da grande aposta de uma escola portuguesa no que respeita à utilização de bicicleta por parte dos alunos.

Na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré há 600 lugares para bicicletas e, todos os dias, cerca de 350 a 400 lugares ficam preenchidos pelos transportes de alunos, professores e funcionários, tal como comprovam as fotografias remetidas por António Rodrigues.

Os meus Parabéns ao responsável por este projecto, António Rodrigues!

 

Nota: a fotografia publicada não foi tirada numa escola, mas no centro da cidade de Constança.

19 comentários

Comentar post