Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Impressões alemãs (20)

Cristina Torrão, 06.04.22

O Parque Condal de Bad Driburg

2010-05-13 Bad Driburg 020.JPG

"Bad" significa "banho", em alemão. A preceder o nome de uma localidade, tem o significado de "termas". Em Bad Driburg, encontra-se um lindíssimo Parque Condal, pertencente aos condes de Oeynhausen-Sierstorpff.

2010-05-13 Bad Driburg 086.JPG

Neste parque, situa-se um Hotel Spa, mas não estivemos lá hospedados e nem sequer o fotografámos. As paisagens são muito mais bonitas. E o passeio foi maravilhoso.

2010-05-13 Bad Driburg 093.JPG

Mas este parque tem outra maravilha: homenageia uma história de amor, com o Hölderlin-Hain - "o cantinho (de bosque) de Hölderlin".

2010-05-13 Bad Driburg 102.JPG

Friedrich Hölderlin (1770 – 1843) foi um poeta alemão do Romantismo. No Verão de 1796, ele passou, em Bad Driburg, as semanas mais felizes da sua vida (nas suas próprias palavras). Nessa altura, era professor particular dos filhos de Jakob Gontard, um banqueiro de Frankfurt. Hölderlin e Susette, a esposa do banqueiro, apaixonaram-se. E, quando Susette foi com os filhos para Bad Driburg e Hölderlin os acompanhou, os dois consumaram a sua paixão e deleitaram-se com os momentos passados em liberdade, neste Parque Condal.

2010-05-13 Bad Driburg 103.JPG

Este caminho conduz à pedra de homenagem a Friedrich Hölderlin, com o seu nome e, em números romanos, 1796, o ano em que ele viveu os momentos de felicidade com Susette Gontard.

2010-05-13 Bad Driburg 105.JPG

Escusado será dizer que a história acabou mal. Dois anos mais tarde, descoberta a traição, o banqueiro expulsou o poeta de sua casa. E Susette morreria em 1802, com apenas 33 anos. Como não podia deixar de ser, também ela foi homenageada no Parque Condal de Bad Driburg, com um busto, no meio de um pequeno lago. A sua face está virada para o Hölderlin-Hain.

2010-05-13 Bad Driburg 022.JPG

3 comentários

Comentar post