Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Holandês, dos Países Baixos

Pedro Correia, 15.06.21

what-do-colors-and-symbols-of-flag-of-netherlands-

 

Agora desatou tudo a escrever e a dizer "Países Baixos" - horrorosa expressão - para designar o que anteriormente se designava por Holanda. Duas palavras, somando 12 letras, em substituição de uma só com sete. 

A coisa foi tão célere que até o alegado "dicionário" Priberam se apressou a alterar a definição: agora Holanda não é nome de país, como sempre supusemos, mas mera "região dos Países Baixos" - além de "tecido fino de linho" e "papel espesso" (!).

Como sempre acontece, logo surgem os mais papistas que o papa: reescrevem a História normalizando pelo padrão actual tudo quanto ficou para trás. Como se lê neste texto da página oficial da UEFA, em que o Checoslováquia-Holanda, jogo de abertura do Europeu de 1976, é agora denominado "Checoslováquia-Países Baixos". Deixaram metade da cosmética retroactiva por fazer: se rebaptizaram a Holanda, deviam ter rebaptizado também a actual República Checa, mesmo quando não se designava assim, para mantar o critério.

Não tardará muito para que livros como A Holanda (1885), de Ramalho Ortigão, ou A Amante Holandesa (2003), de Rentes de Carvalho, sejam rebaptizados também, por imposição da novilíngua.

 

Não sei o que me deixa mais perplexo. Se esta mania tão contemporânea de complicar o que é simples e alterar o que vem de longe, se a repetição mecânica da novidade em piloto automático, com todos a evitarem parecer fora de moda.

Procuro no inefável Priberam se já inventaram gentílico alternativo ao tradicional holandês. Parece que não: nem rasto de "paisesbaixenses", "paisesbaixeses" ou "paisesbaixanos". Conclusão: deixou de dizer-se Holanda, mas continua a haver holandeses - e nada mais que holandeses - nos denominados Países Baixos.

Avisem-me, por favor, quando a coisa mudar de novo.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 15.06.2021

    Rentes de Carvalho não deve consultar o "dicionário" Priberam. Se assim fosse, o livro dele chamar-se-ia "A Amante Neerlandesa". Habitante da Neerlândia.
  • Imagem de perfil

    Costa 15.06.2021

    Rentes de Carvalho limita-se a viver lá há décadas. Que pode ele saber? E, se isso não bastasse, escreve livros. Pior, romances; perdas de tempo! Não fosse o saber de lavoura feito - e a justiceira balísica necessidade de, sempre com irrepreensível educação, demolir tudo o que outros aqui escrevam com lapidares "asneira", fulminantes "disparate" e cortesias afins a iniciar as suas tão enriquecedoras intervenções - o que seria de nós...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.