Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 27.03.23

18159045_k8RA2.jpeg.jpg

Hoje assinala-se O Dia Mundial do Teatro

«Em 1962 celebrou-se pela primeira vez o Dia Mundial do Teatro pelo Instituto Internacional do Teatro. Seis décadas depois, a data continua a ser comemorada, anualmente, a 27 de Março.

Este ano, a mensagem é da autoria do encenador norte--americano Peter Sellars: “O teatro é a criação na terra de um espaço de igualdade entre humanos, deuses, plantas, animais, horas de chuva, lágrimas e regeneração. O espaço de igualdade e audição profunda é iluminado pela beleza escondida, mantida viva numa interacção profunda de perigo, equanimidade, sabedoria, ação e paciência. (...) O teatro é o convite para fazermos este trabalho juntos.”

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egipto, Grécia, China e nas igrejas da Idade Média. Era (e ainda é) o modo pelo qual o homem revelava sentimentos de amor e ódio relacionados com a vida e a morte.

Os principais géneros dramáticos são a tragédia, nascida na Grécia; a comédia, que representa os ridículos da humanidade; a tragicomédia e o drama, que pode ser também melodrama quando acompanhado de música.»

 

Quando eu era nova, havia uma cultura de "ir ao teatro" muito superior à de "ir ao cinema", ver fitas que não nacionais. Convenhamos que nunca por cá vi filmes dobrados e com a legendagem a não permitir uma leitura eficaz, não era fácil entender sem "tradução". A minha avó adorava cinema, mas tinha de ir sempre acompanhada com alguém que lhe lesse as legendas, o que para ela era um embaraço, por isso preferia o teatro. Tínhamos sempre teatro no Monumental, na Trindade, no Villaret, no Vasco Santana, entre outros, e teatro revistas no Parque Mayer. Destes tenho memória de ver produções antes do 25 de Abril. Depois muitos encerraram e outros foram fundados. É importante referir que a RTP passava a Noite de Teatro com periodicidade regular. Creio que, a seguir ao Cartaz TV,  era um dos programas mais vistos. Lembro-me como se fosse hoje de ver Frei Luís de Sousa e O Auto da Barca do Inferno, que contribuiu com várias expressões para a gíria popular.

 

not-27.jpg

Hoje é O Dia Nacional do Dador de Sangue

«Embora em Portugal este dia se assinale hoje, o Dia Mundial do Dador de Sangue é assinalado a 14 de Junho, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde.

O sangue salva todos os dias, em todo o mundo, milhões de vidas e melhora a saúde e a qualidade de vida de muitos doentes.

Este ano há apelos renovados para que mais pessoas dêem sangue regularmente. Fundamental é o papel dos jovens, sendo este grupo populacional, cheio de idealismo, entusiasmo e criatividade, extremamente importante para a obtenção de sangue seguro.»

 

"Dar sangue é dar vida." Este era um slogan que passava muito na TV. Deixou de passar. Provavelmente agora dá-se vida de um modo diferente. Pela parte que me toca, na altura em que dar sangue era fundamental,  ajudei a dar vida. Agora devo estar seguramente na fase do sangue em pó.

(Imagens Google)

16 comentários

Comentar post