Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 25.03.23

transferir.jpeg-1.jpg

Hoje é O Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos

«Este dia foi criado pela ONU, a 17 de Dezembro de 2007.

As histórias daqueles que foram arrancados das suas pátrias e famílias, daqueles que lutaram contra os opressores, daqueles que triunfaram contra todas as probabilidades para conquistar a liberdade, não podem ficar esquecidas. Este dia evoca essas histórias, humanizando-as, chamando a atenção para o combate não só à escravatura mas também ao racismo e ao preconceito em geral.»

 

O tempo do verbo está errado. O tráfico de escravos não "foi", porque é e continuará a ser enquanto houver homens na terra. O tráfico aqui mencionado reporta-se a uma época em que a discriminação racial era um facto banal e lucrativo e havia interesses económicos à época de grandes plantações para cultivar. O conhecimento era escasso, todas as áreas científicas estavam no dealbar do seu desenvolvimento e o digital seria algo pelo qual, na altura, muita gente seria seguramente julgada por feitiçaria. Se nos reportarmos aos dias de hoje, em que milhares de jovens mulheres, homens e crianças oriundas da Ásia/Médio Oriente, África, América do Sul e principalmente do Leste da Europa, são aliciadas com melhores condições de vida e desaparecem sem deixar rasto, às mãos de "negreiros" com negócios legítimos que escondem prostituição, droga, venda e tráfico de órgãos, chegamos à triste conclusão que todo o conhecimento que adquirimos através dos séculos apenas mudou tudo para pior, mas como o racismo é de cor diferente não há tantos dias de conscientização das Vítimas da Escravidão e do Comércio de Escravos. Temos de começar a ver o mundo com todas as cores que tem, para alcançar sem deturpação a realidade dos factos.

 

logo_un_high-380x270.jpg

Hoje é O Dia Internacional de Solidariedade dos Funcionários da ONU Detidos e Desaparecidos

«O propósito deste dia é prestar homenagem aos funcionários da ONU detidos e desaparecidos em missões humanitárias. Salienta-se também a importância de medidas que os protejam e o cumprimento das leis internacionais em vigor.

É assinalado nesta data devido ao rapto de Alec Collett, um ex-jornalista que trabalhava para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente.»

 

Os Capacetes Azuis, em missões de paz, também são funcionários da ONU. Arriscam a vida todos os dias nas zonas mais problemáticas do planeta, muitas vezes em condições péssimas e muitos deles não regressam a casa. Mas isso não interessa nada. São aqueles heróis anónimos em notícia de rodapé, que, porque morreram, falharam, e por tal ninguém os cantará nunca.

 

CGD-calendario-ambiental-1600x500.jpg

Hoje é  O Dia da Sustentabilidade  e da Hora do Planeta

«Neste dia, das 20h30 às 21h30, desliga-te. Dedica uma hora ao Planeta.»

 

Espero que não esteja a passar um jogo de futebol em canal aberto, senão lá se esfuma, mais uma vez, a hora do planeta.

E amanhã (que popularmente começa esta noite, na night das cidades) dorme-se menos uma hora! Atenção dorminhocos! Tendes de vos manter acordados até à 1hora da manhã para poderdes adiantar o relógio uma hora. Quando virdes os ponteiros no mostrador a indicar as 2 horas da manhã, podereis então ir dormir. Bons sonhos e boas entradas na Hora de Verão.

(Imagens Google)

4 comentários

  • Nus, escuros e guturais. Para a mentalidade da idade média entende-se a " selvajaria". Quem não professasse qualquer religião era estranho, gentio, gaijin, hereje, sei lá. Era para conquistar e escravizar. E agora? São para raptar, explorar, escravizar, vender, comprar e até matar se der lucro.. Piorou, sem dúvida, depois de séculos de " civilização ".
  • Sem imagem de perfil

    IO 25.03.2023

    Na verdade piorou...mas...agora vêem todpos para cá ...!!!
  • Faz lembrar aquela velha fábula de Esopo, " pois se não foste tu, foi o teu pai"... Os outros fazem-nas há que séculos e somos nós quem paga a factura.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.