Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 24.03.23

tuberculose.jpeg

Hoje é O Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose 

«Esta data foi instituída em 1982, pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo da tuberculose, em 1882, pelo bacteriologista alemão Robert Koch.

A 24 de Março de cada ano, o Dia Mundial da Tuberculose serve para apelar à urgência do combate a esta doença prevenível e tratável que é a infecção mais mortífera no mundo, particularmente em populações pobres, marginalizadas e vulneráveis.

É uma doença infectocontagiosa que afecta principalmente os pulmões, mas também pode atacar ossos, rins e meninges. Pessoas com sida, diabetes, insuficiência renal crónica, desnutridas, idosos doentes, alcoólicos, dependentes de drogas e fumadores são mais propensos a contrair a doença.

A tuberculose tem cura. Porém, os esforços para encontrar, tratar e curar todos os que ficam doentes têm sido insuficientes. No século XXI, continua a ser uma emergência global que exige a cooperação de todos os países.»

 

O meu bisavô Alberto, carpinteiro nas Necessidades, e o famoso Tio João, comerciante abastado, morreram de "peste branca, tísica consumpção/consunção ou popularmente chamada de doença do peito". O termo "tuberculose" passou a ser usado a partir de 1839, mas os avoengos ainda usavam as designações antigas nos primórdios do século passado. Apesar de a forma mais conhecida da doença ser a pulmonar, pele, rins, intestinos e ossos também podem ser atingidos. A forma óssea da tuberculose atinge a coluna em cerca de 50% dos casos e pode resultar na perda de um corpo vertebral e consequentes deformações na coluna. Dizia a minha mãe que de repente deixou de ver o avô e o tio, queimaram-se as roupas das camas, desinfectaram-se e defumaram-se as casas. Eram ambos novos e da doença poucos escapavam. Presentemente tem tratamento quando detectada precocemente.

 

transferir.jpeg.jpgEste é O Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas 

«Esta data, instituída pela ONU em 2010, presta homenagem ao bispo católico Óscar Arnulfo Romero, que denunciou casos de violações dos direitos humanos em El Salvador. Foi assassinado em 24 de Março de 1980. 

Em mensagem alusiva à efeméride, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “a verdade é uma força fortalecedora e curativa”, que deve ser celebrada no passado, presente e futuro. Guterres lembra que “reconhecimento, justiça e prevenção só podem começar com a descoberta e o reconhecimento dos factos.” Pois “sem verdade não pode haver justiça ou reparação".»

 

Os direitos humanos deveriam ser um facto consolidado. Existem a torto e a direito dias celebrativos em relação a este ou àquele ponto sobre direitos humanos, fala-se muito, mas pouco se faz. Basta ao mundo pôr os olhos na Ucrânia, onde a cada minuto existem transgressões criminosas.

 

estudante.png

Hoje é O Dia Nacional do Estudante

«Esta data foi promulgada pela Assembleia da República em 1987.

Além de motivo de comemoração, é também dia de luta e de homenagem, pois recorda os obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal. A data pretende apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado na Constituição.»

 

Eu era miúda, mas tenho ideia de ter a minha prima Line e uns colegas lá em casa, não digo escondidos, mas pacatos e serenos. Nunca me esqueci de os ouvir dizer que Portugal era o país do mundo com os estudantes mais altos, porque segundo as notícias, a polícia, que disparava balas verdadeiras nas manifestações, afimava nos jornais que disparava sempre para o ar mas atingia-os, quase sempre nas pernas, quando não era pior.

 

escanção.jpeg

Hoje é O Dia do Escanção

«A Associação dos Escanções de Portugal (AEP) foi fundada a 24 de Março de 1972. Desde então, instituiu-se que em Portugal este seria o Dia do Escanção.

Hoje assinala-se uma data que celebra o trabalho de todos aqueles que abraçam esta profissão com dedicação, empenho e paixão. 

Em séculos anteriores, este cargo era oficial e de grande prestígio na corte: o escanção era alguém que os soberanos tinham em alta estima e consideração. Foi ofício reconhecido na Idade Média e na Idade Moderna. A importância do escanção era única, tal como a sua sabedoria em aconselhar as melhores combinações das nossas iguarias com os vinhos portugueses.»

 

Há muitos anos, os restaurantes tinham quase todos um escanção que, conforme os pratos escolhidos, aconselhava sobre qual o melhor vinho para os acompanhar. Lembro-me de um senhor muito composto, mas também muito simpático, que dizia sempre: "para a menina, aconselho uma Laranjina C. Deseja fresca ou natural?" E eu sentia-me uma pessoa imensamente importante.

(Imagens Google/ tx.UC)

8 comentários

Comentar post