Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 22.03.23

água.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Mundial da Água

«Este ano o Dia Mundial da Água tem como tema: "Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento." Está em construção a Agenda de Acção pela Água, um conjunto de compromissos voluntários de governos, empresas, organizações, instituições, consórcios e cidadãos, destinados a proporcionar um rápido progresso nas metas de água e saneamento acordadas internacionalmente.

Ainda este mês, a ONU promove a Conferência da Água da ONU 2023. O documento final da Conferência servirá de guião para procedimentos futuros.»

Num mundo composto maioritariamente por água, a falta de água potável é, e continuará a ser, um problema, principalmente nos países menos desenvolvidos. Num documentário que foi transmitido há relativamente pouco tempo num dos canais da RTP, mostrava que, depois de passar por um novo processo de engenharia purificante, que ao que parece não era muito despendioso, a água de uma ETAR  saía pronta a beber, como comprovaram os participantes na peça de televisão. Sonhar com um mundo melhor é fácil, o difícil é entender o que impede os governantes de dar o seu melhor para proporcionar mais qualidade de vida a quem os sustenta e merece todo o seu apoio. 

foca.jpeg

Hoje é O Dia Internacional das Focas

«As focas são o mamífero marinho mais perseguido. Correm até risco de extinção. Os homens sempre representaram uma ameaça significativa para as focas, porque caçam-nas para alimentação ou aproveitamento da gordura ou das peles. 

Esta celebração internacional foi estabelecida em 1982. O número total de espécies de focas já era escasso nessa época devido à caça sem controlo. 

Uma foca é classificada como pinípede, que significa “pés de barbatana” em latim. A morsa e o leão-marinho são outros pinípedes. As focas são diferentes de outros pinípedes porque não andam com as nadadeiras, mas movem-se sobre a barriga quando estão em terra. As nadadeiras apenas as ajudam a mover-se rapidamente na água.»

Antigamente as focas no Jardim Zoológico de Lisboa viviam num tanque de água  verde e um tanto fétido, diga-se em boa verdade. Agora fazem parte do espectáculo aquático da Baía dos Golfinhos e têm algum protagonismo, até porque se podem passear pelas bancadas.

Ser foca não é excelente, se tivermos em consideração o significado da palavra na gíria nacional, que diz que um "foca" pode ser um avarento, sovina ou jornalista novato. Também se poderia entender como "pessoa gorda", o que é impensável pensar sequer, mas eu, provecta de idade e controvérsias, costumo usar para tal termo de comparação a palavra "lontra"... e se fora duas ou dois bem anafados, usaria "bilontra" expressão icónica do veterinário da Canção de Lisboa.  Curiosamente, tive um curto debate num destes dias, sobre quando começarão as "dobragens" dos filmes considerados socialmente nocivos e incorrectos.

( T.Lx/ Imagens Google)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.