Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 21.03.23

Como "não há fome que não dê em fartura", aqui vai.

IMG_7097.jpg

Hoje assinala-se O Dia Mundial da Árvore 

«Neste dia decorrem várias acções de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Estima-se que mil árvores adultas absorvam cerca de 6000 kg de dióxido de carbono.

Trinta por cento da superfície terrestre está coberta por florestas, que em conjunto com as algas marinhas são apelidadas "pulmões do mundo".

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972. »

 

Em pulmão verde não somos abastados nas zonas das grandes cidades. Em Lisboa temos o Monsanto e pouco mais, apesar de os arredores serem mais frondosos. Há projectos de arborização viáveis, mas que creio que irão complicar o caos de trânsito diário na cidade. É por uma boa causa, claro, mas tapar a cabeça e deixar os pés de fora nunca foi solução para coisa alguma.

 

poesia.jpeg

A 21 de Março celebra-se O Dia Mundial da Poesia

«A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo e a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

Portugal tem vários poetas cuja obra é internacionalmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, são alguns dos mais conhecidos.»

 

Existe poesia em tudo. Se os sentidos a encontra e o espírito a traduz, os dia cinzentos ganham a cor inesperada da alegria, que pode transmutar pequenos e grandes vazios.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro".

Dia Mundial da Marioneta Tarumba.jpg

Hoje é O Dia Mundial da Marioneta

«Este dia surgiu por iniciativa do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho que a sugeriu em 2000 no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta, na Alemanha. A efeméride foi comemorada pela primeira vez em 2003. Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo. Portugal não é excepção.

Mesmo em casa podemos assinalar este dia, vendo filmes com marionetas, como os famosos "Marretas".»

 

A mais famosa marioneta do mundo é o Pinóquio. Creio que muito pouca gente não tenha lido sobre o menino de madeira cujo construtor pediu um desejo a uma estrela, para que ele se tornasse um menino de verdade. Pessoalmente gosto muito dos filmes de marionetas em sto-motion. Creio que o mais famoso é o Nightmare Before Christmas de Tim Burton, mas o Pinóquio de Guillermo Del Toro é um filme espectacular. Os britânicos têm Punch and Judy, um espectáculo ambulante geralmente apresentado em estâncias balneares. Não sei até quando poderá durar essa tradição porque tem cenas de bullying e violência doméstica à mistura, mas creio que ainda é uma referência na história mundial das marionetas artesanais. 

 

florestas.jpeg

Hoje é O Dia Internacional das Florestas

«Este dia foi instituído pela ONU em 2012. O tema para 2023 é "Florestas e Saúde". Objectivo: assinalar a importância das florestas ao nível da saúde.

As florestas purificam a água e o ar, capturam carbono, produzem comida e medicamentos que salvam vidas, melhoram o nosso bem-estar.  Depende de todos nós proteger este recurso natural tão precioso.

Dados sobre as florestas na UE:

  • 45% das terras da UE - cerca de 182 milhões de hectares - são florestas;
  • Destes, 131 milhões de hectares estão disponíveis para fornecimento de madeira;
  • As florestas estão a crescer - de 1990 a 2015 foi florestada uma área do tamanho da Grécia;
  • As florestas são um dos maiores recursos renováveis ​​da Europa.»

 

Preservar a biodiversidade sempre! Por cá, normalmente até Junho, somos sempre preservativos. Portugal já está a arder é o mote para o resto do tempo estival. É muito triste.

 

images.png

Este é O Dia Internacional da Síndrome de Down

«Esta data é oficialmente reconhecida pelas ONU desde 2012. 

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. É a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. 

A SD não é uma doença, mas uma condição genética. Porém, está associada a questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada dos pais.»

 

Dependendo da intensidade da condição genética que origina a Síndrome, determina-se a capacidade ou descapacidade de integração dos indivíduos portadores da condição na sociedade. Apesar de se falar sempre muito de inclusão,  o estigma permanece, mas há pessoas completamente integradas e funcionais.

 

transferir.jpeg.jpg

Hoje é O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

«Este dia foi estabelecido em 1966 pela ONU. A 21 de Março de 1960, na África do Sul, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, contra leis que aprofundavam o apartheid.

Objectivo desta data: mobilizar a sociedade civil na luta contra a discriminação racial.

Em 2023, 75 anos após a adopção da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), o tema é dedicado à urgência do combate ao racismo e à discriminação racial. A DUDH afirma que todos têm direitos e liberdades, sem distinção de raça ou cor,. No entanto, o racismo não desapareceu.»

 

Apenas deixará de haver racismo quando a discriminação for uma realidade de parte a parte. As vítimas não se medem pela cor da pele.

 

perfume.jpeg

Hoje é O Dia Internacional do Perfume

«A História do perfume pode dar testemunho do desenvolvimento de toda uma civilização, assim como a história da música. 

Os primeiros usos de perfumes estavam associados a ritos religiosos, que acrescentavam o uso de vegetais cujas propriedades naturais continham essências e fragrâncias especiais. No Egipto antigo, os perfumes também eram usados no processo de embalsamamento das múmias, que demandava uma grande quantidade de óleos aromáticos.

A arte da perfumaria sempre exigiu um grande conhecimento de botânica e de variadas técnicas de extração de odores.

A obra do romancista alemão Patrick Süskind, O Perfume (Das Parfum, no original, em alemão), publicada em 1985, exemplifica o aparecimento das casas de perfumaria na Europa do século XVIII, sobretudo em França. Em trechos como este:

“Não só precisava saber destilar, também se precisava ao mesmo tempo ser um produtor de pomadas e um manipulador de drogas, um alquimista e artesão, comerciante, humanista e hortelão. Era preciso saber distinguir entre sebo de rins de carneiro e sebo de bezerro, e entre uma violeta Vitória e uma violeta de Parma. Era preciso dominar o latim. Era preciso saber quando o heliotrópio deve ser colhido e quando o gerânio floresce e saber que a flor do jasmim pedre o seu perfume com o sol nascente.” 

Percebe-se, com o texto, o tamanho da complexidade envolvida na criação de perfumes. A palavra perfume provém do latim per fumum, cujo significado é “por meio do fumo”.»

 

Uso uns borrifos do mesmo perfume há uma data de anos. É levezinho e não enjoa. O Livro de Patrick Süskind e a adaptação são de repetição. Eu, pessoa nariguda, só tenho ideia de ouvir enaltecer "o nariz" da Cleópatra e no livro e no filme sobre o perfume, mesmo apesar de pouco olfactiva, fico emocionada por finalmente " o nariz" ter um papel principal.

 

criatividade.jpeg

Hoje é O Dia Europeu da Criatividade Artística 

«Como não existem regras para a criatividade, o Dia Europeu da Criatividade Artística pode ser assinalado de diversas formas. Desde dançar a ler poemas, a pintar, ou a filmar, o leque de opções é vasto. No site do Dia Europeu da Criatividade Artística encontra-se disponível uma lista de actividades a desenvolver neste dia

 

Durante "aquele mês" em que todos nos resumimos às quatro paredes protectoras do que andava lá fora, eu e o meu marido procurámos entreter os nossos netos fazendo "quadros" de filmes e séries de TV, primeiro com o que tínhamos à mão e por último, numa fase de "discos  pedidos", com o que arranjávamos online e nos deixavam no elevador. Foi muito engraçado pensar, escrever o "guião" fazer o guarda-roupa, o cenário, fotografar, fazer a montagem, etc. Os mais exigentes saíram mais trapalhões, porque não havia volta a dar lhes, mas outros ficaram muito bons. Tenho alguma nostalgia daquele passatempo que fez o tempo passar num ápice.

( Imagens Google)

51 comentários

Comentar post