Hoje é dia de
A 17 de Março celebra-se O Dia de S. Patrício
«Este é o dia de São Patrício, assinalado sobretudo na irlanda, onde é o santo padroeiro e uma espécie de símbolo nacional. De lá ganhou fama por vários outros países e até em diferentes continentes, como acontece junto das comunidades imigrantes de origem irlandesa na América do Norte.
O primeiro desfile do Dia de São Patrício em Nova Iorque ocorreu em 1762, organizado por tropas irlandesas que prestavam serviço naquele território, então colónia britânica. Hoje, mais de dois milhões de espectadores assistem ali ao desfile. Por um dia, é como se todos fossem irlandeses na mais emblemática cidade dos Estados Unidos.»
Há quarenta e dois anos que celebro o Dia de S. Patrício com toda a pompa e circunstância. Mas só mesmo por volta das 23 horas de todos os dias 17 de Março se faz a festa e deitam os foguetes cá em casa, para comemorar mais um aniversário da minha filha mais velha. Duas filhas e dois netos compõem o meu trevo de quatro folhas; é a leve sugestão do universo de que o verde estará sempre na minha rota.
Hoje O Dia Mundial do Sono
"O Dia Mundial do Sono é assinalado todos os anos em datas variadas, neste mês, e em 2023 calha hoje. A data oscila entre 10 e 20 de Março. Sempre na sexta-feira antes do equinócio da Primavera. A comemoração é organizada pela Sociedade Mundial do Dia do Sono.
Muitas pessoas, de todas as idades, sofrem de insónias. Desde a sua criação, esta data pretende divulgar a necessidade de dormirmos o suficiente para nos mantermos saudáveis.
Esta data pretende contribuir para educar as pessoas sobre os diferentes distúrbios relacionados com o sono, incentivando-as a procurar ajuda.»
O sono é um velho irónico. Quando se quer não se pode. Quando se pode, ele não quer. O que eu não daria para acordar tarde e fazer umas belas sestas lá pelos meus vinte, trinta anos! Mas não, o trabalho as crianças, a casa... dormir oito horas era um luxo ao qual muito pouca gente se poderia dar. Com o passar dos anos, com as crianças "arrumadas" e a casa só para dois, será pertinente dizer que poderia passar um dia a dormir, se quisesse. Um dia inteirinho! E o sono? Deve andar na borga, porque chega tarde e em trânsito. Se demorar cinco horas é porque veio faustoso. Esse patife de duas caras está seguramente a rir-se de mim, por paragens mais interessantes.
(Imagens Google)