Hoje é dia de
A 13 de Março celebra-se O Dia do Bom Samaritano
«Este dia, também conhecido como Dia do Envolvimento do Bom Samaritano, é comemorado sempre a 13 de Março. Celebra a gentileza e o altruísmo.
Samaritanos eram um grupo étnico-religioso que vivia na parte norte do Reino de Israel, numa terra chamada Samaria. Havia animosidade entre judeus e samaritanos, ao ponto de ambos nem se falarem ou visitarem as respectivas cidades.
O termo ‘Bom Samaritano’ tem origem numa história bíblica, sendo atribuído a Cristo. Questionado por um líder religioso, “Quem é o meu próximo?” Jesus respondeu com esta parábola, que pode ser encontrada no Evangelho de Lucas (capítulo 10, versículos 30 a 37). Um judeu viajava de Jerusalém para Jericó. No caminho, foi assaltado por ladrões que lhe roubaram toda a roupa e o deixaram quase morto na beira da estrada. Um sacerdote e um assistente do templo viram o ferido e passaram sem oferecer ajuda. Só um samaritano o socorreu: sentiu compaixão por ele, tratou-lhe as feridas e levou-o para uma hospedaria.
Jesus concluiu pedindo aos ouvintes: “Vão e façam o mesmo."»
Faz bem, não olhes a quem. Na parábola são retratados dois grupos étnico-religiosos que tinham animosidade recíprocas e por tal o sacerdote e um assistente do templo ignoraram a flagrante necessidade de ajuda. Presentemente, mesmo sem animosidade recíprocas, as pessoas passam tão a leste das aflições alheias, que se alguém cair morto na rua, quanto tempo seria necessário para o facto ser reconhecido?
Hoje é O Dia das Jóias
«As origens do Dia das Jóias são desconhecidas. Mas sabemos que o ser humano sempre usou jóias. Ao longo dos séculos o fabrico de jóias tornou-se cada vez mais sofisticado. Como resultado, o valor de metais como o ouro começou a crescer com o tempo. No mundo antigo, as pessoas enterravam ouro com os mortos. Os ricos reservavam-se o direito de usar prata, ouro e pedras preciosas.
A arte de fazer jóias tem continuamente ultrapassado os seus próprios limites. Começou com movimentos como art déco e art nouveau nos anos 50. Na década seguinte, as convenções seriam totalmente derrubadas. Novas tecnologias e novos materiais não-preciosos surgem a cada ano. Hoje temos bijuterias feitas de tecido, papel e até plástico.»
Diamonds are a girl's best friend, além de serem eternos. Tenho um pequeno que nem uso. Não sou grande apreciadora de ornamentos, principalmente brincos e colares. Uso as alianças da praxe e pouco mais. Tenho umas quantas caixinhas cheias de coisas lindas que me vão oferecendo, que quando a ocasião exige vêem a luz e podem brilhar, mas são mostras pontuais. Se ter jóias é símbolo de estatuto, então vivo mesmo à margem dos holofotes sociais.
(Imagens Google)