Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 12.03.23

transferir.jpeg-3.jpg

Hoje é o O Dia Mundial do Glaucoma

«Hoje assinala-se pela primeira vez o Dia Mundial do Glaucoma. De acordo com a Associação Mundial de Glaucoma, esta doença crónica ocular afecta cerca de 100 mil portugueses. O número tende a aumentar, dado o crescente envelhecimento da população. O glaucoma afecta o nervo óptico, gerando perda progressiva da visão que, quando não tratada, pode conduzir à cegueira.

Geralmente associada a um aumento da pressão intra-ocular, esta patologia pode, numa grande parte dos casos, ser despistada com a realização periódica de um exame ocular a partir dos 40 anos.

O glaucoma é a terceira causa de cegueira a nível mundial, logo a seguir à catarata e tracoma. Indolor, avança sem sintomas até uma fase adiantada. Quando diagnosticada precocemente, esta patologia pode ser tratada com recurso a fármacos. O tratamento, que deve ser seguido pelo resto da vida, tem por objectivo impedir a lesão do nervo óptico e, consequentemente, a perda visual. Caso o tratamento farmacológico não apresente os resultados desejados, o médico pode recorrer ao tratamento a laser ou à cirurgia (nos casos mais avançados).

O Dia Mundial do Glaucoma é uma iniciativa de dimensão mundial fomentada pela Associação Mundial de Glaucoma e pela Associação Mundial de Doentes com Glaucoma.»

 

Tenho um livro, tipo daqueles antigos de rol de merceeiro, onde fui apontando os problemas com o Cadilac, até se tornar um Calhambeque, como dizia a música. Como tenho lá apontado hipertensão ocular, é melhor ver se ainda há peças se precisar substituir os faróis. Diz-se que mulher prevenida vale por dois. Eu valho bem...

 

12-março-Cibercensura.png

Hoje é O Dia Mundial Contra a Censura na Internet 

«Este Dia Mundial Contra a Censura na Internet também é conhecido como Dia Internacional da Liberdade de Expressão na Internet. Foi criado em 2008, por iniciativa dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), para denunciar a cibercensura em vários países e apoiar o livre acesso à informação nos meios digitais e redes sociais.

RSF é uma organização não-governamental internacional, com sede permanente em Paris. Surgiu em 1985 para defender a liberdade de imprensa e os jornalistas perseguidos em todo o mundo.

Tem mais de 130 correspondentes espalhados pelo globo. Publica anualmente um relatório sobre a classificação do estado da liberdade de imprensa à escala mundial, com base na aplicação de um questionário enviado a todas as organizações que lhe estão associadas. 

Dezenas de países praticam censura na Internet. China, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Tunísia, Síria, Irão, Vietname e Bangladesh, por exemplo, têm aplicado medidas de forte restrição do uso de redes sociais, violando um direito fundamental.»

 

Nem de propósito. Recebi uma mensagem do FB a informar que tenho as publicações condicionadas devido a denúncia por "expor as partes privadas em publicação fotográfica"! O que eu me ri com isto. Realmente estes romanos são doidos. Devem ver muita TV e confundiram um bife de couve-flor com o rei dos fungos. Efectuei uma captura de ecrã onde explicavam as limitações e porquê. Curiosamente assim que publiquei, apagaram-no.

 

hitch.jpeg

A 12 de Março assinala-se O Dia de Alfred Hitchcock 

Celebrizado como Mestre do Suspense, Alfred Hitchcock (1899-1980) dirigiu mais de 50 filmes, em que apresentou personagens inesquecíveis. 

Cresceu em Londres, numa família católica austera. Teve uma infância que viria a descrever como solitária e protegida. Realizou o primeiro filme em 1925 e nunca mais olhou para trás. Em 1939, mudou-se para Hollywood, onde foi acumulando sucessos de bilheteira, como Psico e Os Pássaros. Entre 1955 e 1965, apresentou e produziu "Alfred Hitchcock Presents”, uma série televisiva antológica de mistério. 

Como Hitchcock nasceu em Agosto, as origens deste 12 de Março como um dia que lhe é dedicado permanecem um mistério - homenagem adequada ao Mestre do Suspense.»

 

É o meu realizador favorito. Não consigo pensar num filme de Hitchcock que não tenha gostado de ver. É muito bom. Tal e qual a doçaria tradicional portuguesa: é em muito imitado e em nada igualado.

(Imagens Google) 

4 comentários

Comentar post