Hoje é dia de
A 27 de Fevereiro assinala-se O Dia Internacional do Urso Polar
«Os ursos polares são classificados como mamíferos marinhos, carregando consigo uma espessa camada de gordura corporal e um revestimento repelente à água para mantê-los isolados contra o ar gelado e a água do Oceano Árctico. O Dia Internacional do Urso Polar é uma importante oportunidade para nos lembrarmos do que está aqui em jogo, preservando o futuro destes magníficos mamíferos.
Tem sido difícil para os cientistas rastrear as origens do urso polar, mas uma descoberta recente na Noruega pode ter fornecido a resposta. Uma mandíbula rara encontrada na ilha de Svalbard, em 2004, permitiu aos cientistas estimar que a espécie surgiu há cerca de 150 mil anos.
Em 1973, os EUA, a Dinamarca, a Noruega e a ex-URSS assinaram o Acordo Internacional sobre a Conservação dos Ursos Polares e do seu Habitat. O acordo regulamentou a caça comercial e o governo dos EUA classificou os ursos polares como ameaçados de extinção. A organização sem fins lucrativos Polar Bears International (PBI) foi formada em 1994 e estabeleceu programas de acção para proteger este animal. O primeiro Dia Internacional do Urso Polar aconteceu em 2011 e tem sido comemorado todos os anos desde então.»
São uns animais cuja beleza e majestade é inegável. De tantos animais que estão expostos no Zoo de Lisboa (agora renovado e com espaço próprio para cada espécie com condições idênticas aos seus habitats naturais), os ursos polares devem ser provavelmente os que se sentem melhor no Inverno. Temperaturas de 4°C nem são suficientes para um bom banho, mas devem assemelhar-se a um duche de água quente num dia sufocante.
Hoje é O Dia Internacional do Pokémon
«O fenómeno Pokémon nunca morre – e também não desaparece. Surgiu em 1996 e continua popular entre as novas gerações.
“Pokémon” vem da expressão japonesa poketto monsuta, que significa "monstros de bolso". O seu criador chama-se Satoshi Tajiri. Desde muito jovem tinha um fascínio por insectos: aspirava a ser entomologista, mas esse desígnio foi sendo substituído pela sua paixão por vídeo-jogos. Em 1991, colaborou com a Nintendo no jogo de quebra-cabeças “Yoshi”. Depois criou "Pokémon", que em 1997 foi adaptado a série televisiva no Japão. A história segue um garoto chamado Satoshi, que pretende tornar-se o maior mestre Pokémon, junto com seu companheiro Pikachu.
Da série passou-se aos cromos, lançados em 1998. Foram uma das mais populares modas dos anos 90. E continuam a seduzir os miúdos dos nossos dias.
Há cerca de três anos que venho perguntando à minhas neta o que ela gostaria para o seu aniversário. Sabendo de antemão a resposta, uma festinha para os amiguinhos, amiguinhas e família, começo a planear com a antecedência necessária. Não fugindo ao que é habitual, escolhe o tema, a "Alice" há dois anos, "Rockstar" no ano passado e... pasmai! " Pokémon" este ano! O quê? Porquê? "Porque gosto! E o Pikachu é tão fofinho!"
Lembro-me da loucura dos Pokémon há vinte e tal anos, mas este ano, como as preocupações foram mais do que as informações, não fazia ideia da renovada maluquice. Preparei o que pude em termos de decoração, mas tive que pôr a rapaziada a trabalhar. Não ficou mal, mas tive de lhe dar um toque personalizado e, digamos, mais feminino? Entretanto a minha filha mais nova fez surgir da sua "gaveta particular cá de casa", três álbuns com cartas, magnetes e outras coisas estranhas, dos Pokémon! Eu podia jurar que nunca tinha visto aquilo por cá! Entregou os álbuns à sobrinha e nomeou-a fiel depositária do "tesouro" numa cerimónia repleta de emoção! Palavra de honra!
Não há muito tempo, estava eu no trabalho em horário de morcego, numa daquelas noites calmas, amenas, doces e escorregadias como um duchesse, chega um dos rapazes à minha beira e pede se pode sair por dez minutos porque tem um assunto importante para tratar. "A esta hora? Há problema? "Não, nada disso, graças a Deus, disse sem tirar os olhos do telefone, "É que está um Pokémon no jardim e queria ir lá apanhá-lo". A sério?
(Imagens Google)