Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 05.02.23

lanternas.jpeg

A 5 de Fevereiro celebra-se O Festival das Lanternas Flutuantes

«Este festival acontece no 15.º dia do primeiro mês do calendário chinês. Em 2023, calha a 5 de Fevereiro. As lanternas flutuantes são luzes tradicionais chinesas feitas de papel ou seda oleada projectadas para serem lançadas em cursos d'água ou no ar. As lanternas destinadas à água chamam-se lanternas flutuantes ou lanternas de água, enquanto as que voam no céu chamam-se lanternas do céu.

As lâmpadas também são decoradas com formas de papel, geralmente animais ou caracteres chineses. Uma lanterna é feita de uma moldura quadrada fina com alguns espetos de bambu segurando os lados juntos. Os chineses acreditam que deixar as lanternas flutuar nos lagos, mares, rios ou poços de água trará fertilidade à terra porque os espíritos da água recebem-nas com alegria.

A história do Festival das Lanternas Flutuantes é muito longa e emocionante. As pessoas faziam a suas lanternas usando bambu ou papel machê nos tempos antigos. As lanternas geralmente tinham a forma de dragões ou cavalos e eram decoradas com fitas coloridas. Podem ser pendurados no tecto, em casa, ou em templos durante celebrações de casamentos ou aniversários. 

Há dois mil anos, na dinastia Han (25 d.C.—220 d.C.), o imperador Ming imitou os monges budistas que acendiam lanternas a cada 15.º dia do ano chinês. Então ordenou que lanternas fossem acesas no palácio, templos e casas para mostrar respeito a Buda. 

A tradição dos Festivais das Lanternas Flutuantes é popular não apenas na China mas também na Coreia, no Japão e outros países asiáticos.»

 

Sempre na senda de eventos que possam fazer interessar as mentes mais jovens na multiculturalidade, tomei as devidas providências para levar a minha neta ao Espaço Espelho de Água em 2019 para participarmos na Noite das Lanternas Flutuantes. Só posso dizer que não correu bem. Até hoje não cheguei a entender bem porquê.

 

dia-mundial-da-nutella.jpg

Hoje é O Dia Mundial da Nutella

«Este dia surgiu em 2007 na internet por iniciativa de uma blogger norte-americana a viver em Itália chamada Sara Rosso, fã do popular creme de chocolate com avelã, cacau e leite. Rapidamente a iniciativa se tornou global.

A Nutella foi criada em 1963 em Itália. Está disponível em cerca de 75 países, sendo vendido um frasco desta marca no mundo a cada 2,5 segundos.

Como os seus ingredientes variam de país para país, os apreciadores devem provar este doce, sempre que puderem, em latitudes diferentes.»

 

Já vi comer Nutella às colheradas. Arrepia. Não sou fã, senão para misturar com pistachios, ou morna com gelado de morango.

(Imagens Google)

4 comentários

Comentar post