Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 28.01.23

dados.png

Hoje é O Dia Europeu da Protecção de Dados

«Este dia, criado em 2006, celebra-se anualmente a 28 de Janeiro, como forma de marcar a abertura da Convenção de Protecção de Dados do Conselho da Europa, conhecida como “Convenção 108”. 
Nesta data, os governos, parlamentos, organismos nacionais de protecção de dados e outros intervenientes procuram sensibilizar a opinião pública para a importância de protegermos a nossa privacidade, que é um bem inestimável. 
Fora da Europa, é conhecido​ como o Dia da Privacidad​e.»
 
 
É importante que os nossos dados pessoais não sejam divulgados sem nosso conhecimento e autorização nem vendidos em mailing lists cujo principal objectivo é dar a conhecer novos produtos, invadindo diariamente a nossa caixa de correio e de spam com dezenas de mensagens de correio, 90% delas sem qualquer tipo de interesse.
Como tudo, tem os seus exageros. No barco que faz a ligação de Manhattan para a Liberty Island, uma senhora brasileira interpelou o meu marido muito pouco educadamente, exigindo ver que fotos ele tinha tirado, porque se se desse o caso de a ter em uma das fotografias, teria de apagar a foto de imediato ou pagar por ela. O curioso é que, estando eu a fotografar a estibordo e o meu marido a bombordo, eu estava garantidamente presente em algumas das fotos da senhora em questão. Quando lhe pedi se poderia ver as fotos dela, porque afinal aplicar-se-ia o mesmo princípio, disse-me de imediato que as suas fotos eram privadas e tinha direitos. Nem houve mais conversa, apesar de o meu marido ter ficado convencido que aquela prosa toda teria sido apenas um pretexto para meter conversa. Pois sim.
 

CO2.jpeg

Hoje é O Dia Internacional da Redução de Emissões de CO2

«Como o aquecimento global afecta o globo terrestre, reduzir as emissões de CO2 para controlar esse efeito deveria ser um evento global, o que nos remete ao Dia Internacional de Redução das Emissões de CO2, celebrado a 28 de Janeiro de cada ano. Uma vez que o CO2 influencia a mudança climática, este evento pretende mudar a maneira como os países operam e contribuir para um ambiente mais limpo.

Ao longo dos séculos, as pessoas viram a urbanização criar mudanças climáticas óbvias – os padrões de chuva mudaram, o clima flutuou e até mesmo as calamidades naturais aumentaram. No entanto, ninguém, nem mesmo os cientistas, acreditava que os humanos pudessem influenciar o clima do planeta.

O dióxido de carbono está presente desde a formação da Terra. Mas quanto mais emissões produzirmos, mais afectaremos negativamente o planeta. Desde 1950, o mundo mudou. Muitas economias emergentes contribuíram para as emissões globais. A pesquisa sobre mudanças climáticas iniciada na década de 90 deu uma contribuição significativa para a resposta global às mudanças, a ponto de agora sabermos exactamente o que fazer para mitigar os piores efeitos e apoiar medidas anti-emissões.»

 

A muitos e diferentes níveis, as medidas tomadas para prevenir as emissões poluentes têm estado a ser cumpridas e têm estado a surtir os efeitos pretendidos. Tudo o que for para travar ou minimizar qualquer tipo de poluição só pode ser positivo.

 

Lego.jpeg

Hoje é O Dia Lego

«Fundada em 1932 por um carpinteiro dinamarquês, a Lego ainda é uma empresa familiar com sede em Billund, na Dinamarca, embora seja agora a empresa de brinquedos número 1 em vendas e uma das marcas mais poderosas do mundo. O nome LEGO é abreviatura de duas palavras dinamarquesas: “leg godt”, que significam “brincar bem”. 

Há exactamente 65 anos, a 28 de Janeiro de 1958, Godtfred Kirk Christiansen apresentou um pedido de patente para um tijolo de construção de brinquedos que seria aprovado seis meses depois. Essa patente para o seu "sistema altamente sofisticado de tijolos entrelaçados" levou a Lego a adquirir fama mundial. A patente dinamarquesa original não cobria apenas um único tijolo, mas todo um sistema de construção, onde vários elementos de construção de plástico entrelaçados "podiam ser montados num grande número de posições diferentes". É apenas uma questão de dar asas à imaginação – e deixar que as ideias criativas surjam durante a brincadeira.»

 

Devia ter eu cerca de oito anos quando a minha prima Maria Fernanda me ofereceu a minha primeira caixa de Lego. As peças eram minúsculas comparadas com as actuais e, para não correrem o risco de se perder, o tio Marcelino fez-me uma caixa em madeira com tampo de correr e uma série de divisões para a triagem e arrumação das peças. Passei muitas horas divertidas a construir casas, celeiros, pontes, monumentos...

Agora há peças com vários tamanhos, cores e feitios, jogos de computador e até filmes. Gostava de visitar a Legoland um dia. Nunca se é velho demais para voltar a ser criança. 

(Imagens Google)

6 comentários

Comentar post