Hoje é dia de
Votos de um Bom 2023 para toda a tribo delituosa, autores, comentadores, leitores e passantes. Que haja saúde e que alveje a paz.

Hoje celebra-se O Dia de Ano Novo
«A partir de hoje, feriado em muitos países, começa um novo calendário anual. A história do Ano Novo é antiga. No império romano, a população celebrava este dia em homenagem a Jano, deus das mudanças e transições. Em 46 a.C., Júlio César decretou que a partir desta data seria comemorado o novo ano, estabelecendo o calendário juliano.
Apenas no final do século XVI este dia foi oficializado com a adopção do calendário gregoriano pela Igreja Católica.
Ano Novo é esperança, renovação e mudança. Todos aspiramos à concretização de sonhos e aspirações diversas. Não faltam neste dia listas de projectos sempre animadas de boas intenções. Em Portugal e em quase todas as partes do globo".
Esperança, renovação e mudança... Esperança, sempre, quanto ao restante, se for para melhor e para todos, apoio incondicionalmente a grande aspiração dos povos .

A 1 de Janeiro celebra-se O Dia Mundial da Paz
«A mensagem para a celebração deste Dia Mundial da Paz em 2023 tem como tema "Ninguém pode salvar-se sozinho". Juntos, recomecemos a partir da covid-19 para traçar sendas de paz.
O Papa Francisco convida, na sua mensagem, a “mudar o coração”, no pós-pandemia, apelando ao reforço do “sentido comunitário” e de fraternidade, na humanidade.
“Não podemos continuar a pensar apenas em salvaguardar o espaço dos nossos interesses pessoais ou nacionais, mas devemos repensar-nos à luz do bem-comum, com um sentido comunitário, como um ‘nós’ aberto à fraternidade universal”, indica o Papa
“Não podemos ter em vista apenas a nossa própria protecção, mas é hora de nos comprometermos todos em prol da cura de nossa sociedade e do nosso planeta, criando as bases para um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum”, sustenta Francisco.
O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano com uma mensagem papal.»
Pensar na guerra é apenas pensar na guerra, porque felizmente nenhum de nós sentiu a guerra na pele e desejamos ardentemente que nunca venhamos a sentir. Não há ninguém, que nunca tenha vivido uma guerra, a poder "calcular" o que as pessoas estão a sentir. Creio que todos sentem medo. Não é cobarde ter-se medo, muito pelo contrário. Podemos fazer o quê pela Paz? Nada, senão rezar. Não está nas nossas mãos acabar com este sacrifício de vidas. Podemos ajudar, mas o fim, esse depende da vontade de alguém que nunca foi bom. Talvez o Ano Novo traga uma revelação que lhe ilumine os pensamentos.

Hoje é O Dia do Domínio Público
«No primeiro dia do ano, as obras de autores que morreram há 70 anos perdem os direitos autorais e entram em domínio público para serem distribuídas e partilhadas gratuitamente. As leis variam, mas muitos países os direitos autorais terminam 50 ou 70 anos depois da morte do criador. Em Portugal os direitos autorais caducam só 70 anos após a morte do autor (incluindo os direitos das obras póstumas).
Livros, filmes, músicas, fotografias, pinturas ou outros produtos com direitos autorais deixam de necessitar de autorização para partilha, saindo da posse dos herdeiros do autor, das editoras ou outros detentores do conteúdo. Estas obras passam a estar acessíveis ao consumo do público em geral, fazendo parte do património cultural comum.»
A Wikipédia tem uma lista de autores cujas obras passam ao domínio público em 2023. Segue o link:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/2023_in_public_domain
(Imagens Google)

