Hoje é dia de
Hoje é O Dia de S. Silvestre
«São Silvestre foi o 33.º Papa, de 31 de Janeiro de 314 a 31 de Dezembro de 335, dia em que faleceu. Foi responsável pelo início da paz na Igreja, ao conseguir pôr fim à perseguição aos cristãos no Império Romano.
Em diversos países realiza-se neste dia a tradicional Corrida de São Silvestre, prova de atletismo aberta a homens e mulheres de várias idades.
Em Portugal a tradição da corrida de São Silvestre também se faz sentir, com a realização de cerca de 50 corridas, com destaque para Lisboa, Porto e Amadora. Outrora realizadas na noite de fim de ano, com o aumento das provas de São Silvestre as corridas espalharam-se no calendário, com a realização de provas em Dezembro e Janeiro. As corridas têm tradicionalmente a extensão de 10 quilómetros.»
Há muito, muito tempo, era eu uma criança... bem, tinha 19 anos e combinámos no trabalho ir fazer a corrida da Amadora. Este episódio remonta a 1979, se não estou em erro, numa altura em que o encerramento era à meia-noite, mas tínhamos cerca de quinze minutos de tolerância para o réveillon. Naquele ano não conseguimos os quinze minutos e perdemos a corrida. Nunca mais alimentámos esse tipo de expectativa.
A 31 de Dezembro celebra-se a Véspera de Ano Novo
«Chegamos à recta final do ano, em noite marcada pela tradicional ceia festiva, geralmente ao som de música, que acolhe o primeiro dos próximos 365 dias do calendário.
Algumas tradições de passagem de ano :
- À meia-noite, brindar com champanhe e comer uvas passas
- Comer uma uva passa por cada badalada e pedir um desejo em cada uma
- Vestir pelo menos uma peça de roupa interior nova e de cor azul
- Entrar no ano de pé direito
Como é dia de festa, e cheio de superstições, há um cuidado especial com a indumentária. Muitas pessoas optam por vestir roupa especial.
As opções para esta noite são várias:
- Num hotel
- Na rua
- Em casa
- Viajar, seja em Portugal ou no estrangeiro
É um dia propício ao balanço do ano que termina, sendo lembrados os momentos bons e maus que ficaram para trás, tanto a nível pessoal como profissional.
É também o momento apropriado para as resoluções que a mudança de ano proporciona.»
Este ano o balanço é positivo, porque apesar de tudo o que aconteceu estou viva para contar a história, tenho a minha família saudável, tenho casa, comida e vivo em paz.
(Imagens Google)