Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 05.12.22

22396242_DbRbI.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Internacional do Voluntariado 

«Esta data foi instituída pela ONU em 1985 para incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. O tema em foco este ano é: "Voluntário para um futuro inclusivo".

"O voluntariado é essencial para garantir que os esforços globais de desenvolvimento sustentável sejam propriedade de todas as pessoas, implementados por todos e para todas as pessoas".

Mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres 

 

Pretende-se, através do voluntariado, reduzir as desigualdades, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, religião, condição económica ou outra e ainda garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades.

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que o promovem, como a nível do número de voluntários existentes, sendo apesar de tudo um número reduzido, se comparado à média europeia. O voluntariado é um acto de cidadania que se traduz num conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

A Educação para o Voluntariado constitui um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e pretende que as crianças e jovens sejam chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e promotoras do bem-estar, no presente e no futuro.»

 

Um ditado antigo diz que os bons exemplos vêm de cima. Pessoalmente desconheço que qualquer dos mais altos representantes do estado português, que se saiba, seja praticante de voluntariado de que género for, nem de qualquer representante partidário, eleito por sufrágio para fazer cumprir a vontade popular na Assembleia da República ou em qualquer das autarquias para as quais exercemos o direito de voto. É tudo muito importante, essencial, até fundamental, mas que façam os outros.

 

22396243_IRcp7.png

A 5 de Dezembro assinala-se O Dia Mundial do Solo

«Em 2013 a ONU instituiu esta data como Dia Mundial do Solo e o ano de 2015 como Ano Internacional dos Solos, com estes pressupostos:

  • Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base do desenvolvimento agrícola, das funções dos ecossistemas essenciais e da segurança alimentar;
  • A sustentabilidade dos solos é fundamental para enfrentar as pressões de uma população em crescimento e para a segurança da produção de alimento a nível mundial;
  • A boa gestão das terras e dos solos tem uma importância económica e social determinante, reconhecendo-se particularmente o seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável e até a erradicação da pobreza, em especial nos países em desenvolvimento;
  • A necessidade urgente de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados, utilizando a melhor informação científica disponível;
  • O Dia Mundial do Solo e do Ano Internacional dos Solos podem contribuir para a sensibilização para a desertificação, a degradação dos solos e a seca.»

 

As condições climáticas acontecem ciclicamente, de acordo, mas muita poluição e muito abate de árvores têm contribuído grandemente para a desertificação. Sem solos férteis não há sementeiras, colheitas ou comida. É um facto, mas apenas resoluções não resolvem cousa alguma.

 

22396248_j0rSs.png

Hoje é O Dia Internacional do Ninja

«Se nunca ouviu falar no Dia Mundial do Ninja, não estranhe. Na verdade os ninjas agem em secretismo, nas sombras. Não se sabe concretamente quem iniciou o dia, mas recebeu forte adesão. Neste dia as pessoas são convidadas a vestirem um fato de ninja ou a agirem como ninjas. Quer por casa, quer na escola, no trabalho ou num centro comercial.

Na internet incentiva-se a publicação de vídeos de pessoas como ninjas, a partilha de fotos de gente vestida como ninjas e recomendam-se filmes e jogos de ninjas, entre outras iniciativas.»

 

Conheço uma data de ninjas, artistas, silenciosos e com o dom da "invisibilidade" para fugir rapidamente aos problemas, sempre a agir "em secretismo, nas sombras". Respeito os verdadeiros ninjas, que se diz obedecerem a um código de honra, se é que ainda os há, porque integridade e rectidão são conceitos caídos em desuso.

 

22396249_O4dA3.png

Hoje é O Dia da Banheira 

«Este é um dia de diversão na banheira. A ideia é desfrutar de banhos de hidromassagem ou encher a banheira de água quente e fazer bolhas na água e espuma, libertando a criança que há dentro de cada um.

Tomar banho numa banheira leva a um sentimento de satisfação na pessoa, assim como a uma aparência limpa. Um banho de imersão demorado liberta a mente do stress do quotidiano. Na Roma antiga, os banhos eram encarados como acontecimento social.»

Ao contrário de muitas datas do calendário do anual de consciencialização e acção, este é um dia de inacção, um dia para parar um bocado e simplesmente desfrutar de um tempo de qualidade na banheira.»

 

Nem sei como comentar isto. Numa época em que a água é preciosa e nos inculcam constantemente a ideia que é fundamental poupar água, surge-nos o dia da banheira em que, para experienciarmos um "sentimento de satisfação na pessoa, assim como a uma aparência limpa", deixemos para lá o duche e toca a gastar no mínimo uns 50 litros de água! Há quinze anos que não tenho banheiras em casa. Fiquei com casas de banho mais espaçosas e acabaram os banhos de imersão.

(Imagens Google)

12 comentários

Comentar post