Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 26.11.22

22391698_bl63M.jpeg

Hoje assinala-se O Dia de Não Comprar Nada

«Este dia foi criado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1992, querendo chamar a atenção para os problemas que o consumo desenfreado levanta. A data foi ganhando adeptos ao longo dos anos, sendo adoptada actualmente por mais de 60 países.

Este é, sobretudo, um dia de reflexão. Para todos pensarmos se aquilo que se comprou seria realmente necessário.»

 

Pessoalmente, por gostar pouco de grandes concentrações de gente esbaforida, nunca fiz compras numa Black Friday.

 

22391699_JE9pP.jpeg

Hoje é O Dia da Anemia

«O Anemia Working Group Portugal (AWGP) entregou na Assembleia da República uma petição na qual foram reunidas mais de 4.500 assinaturas para a criação do dia Nacional da Anemia. Esta iniciativa surge na sequência dos resultados de um estudo recente realizado pelo grupo que aponta uma prevalência da patologia classificável de problema de saúde pública, pois revela que há uma incidência em 20% na população mas 84% não sabe que sofre desta condição.

O AWGP considera que a definição de um dia específico para abordar esta patologia resultará numa maior consciencialização da população, constituindo uma ferramenta essencial para reduzir a taxa de incidência da anemia na população portuguesa. 

AaAnemia é muitas vezes confundida com outras patologias e tem importantes impactos socio-económicos para o país e na vida particular do indivíduo. A anemia não tratada pode agravar outros problemas de saúde, por exemplo a insuficiência cardíaca ao requerer maior esforço ao coração. O resultado é uma maior quantidade de internamentos e hospitalizações.»

 

Quando tinha 13 ou 14 anos, era um pau de virar tripas, um género de aracnídeo, só braços e pernas (e cérebro, claro), pouco popular entre a comunidade masculina dos 17 para cima, porque eram os únicos que não eram palermas e pueris. Um dia tive um fanico numa aula de ginástica e a minha mãe levou-me imediatamente ao médico, que me mandou fazer uma série de exames. Dali se apurou que eu tinha uma bela anemia. Tomei ferro e outros medicamentos e também Ceregumil, que era um tónico. Daí para a frente, foi ver-me comer como uma larva. Fiquei mais gorda, até mais bonitinha, mas continuei pouco popular entre a comunidade-alvo, porque era uma marrona que não tinha tempo para outras coisas. Em retrospectiva, creio que não perdi nada.

 

photo0jpg.jpg

A 26 de Novembro celebra-se O Dia Internacional do Bolo

«Ao contrário da maioria das festas de comida informal criadas nos Estados Unidos, este é uma invenção russa. O primeiro Dia Internacional do Bolo foi comemorado a 26 de Novembro de 2011 em nove países (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Azerbaijão, Geórgia, Arménia, Israel e Estados Unidos).

O bolo serve como símbolo de amizade, paz e entendimento mútuo entre países e nações. Cada Dia Internacional do Bolo tem seu próprio tema seleccionado pela comissão organizadora. Os temas anteriores incluíram Espaço, Planeta do Amor, Desfile dos Planetas, Visita ao Conto de Fadas, Viagem pelo Tempo e Jardim do Amor.»

 

Eis um dia dos meus. Bolos! Adoro bolos. Tenho os meus favoritos, como por exemplo um belo cheesecake de frutos silvestres, ou de limão com curd, ou... ou tudo o que tenha chocolate. Gosto de bolo rainha, menos de Bolo Rei, mas também gosto. Já não sou fã de folar da Páscoa. Pelo-me por toucinho do céu, tarte de amêndoa e uma pavlova bem feitinha. Bom dia do Bolo!

(Imagens Google)

6 comentários

Comentar post