Hoje é dia de
A 1 de Novembro celebra-se O Dia de Todos os Santos
«O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de Novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos. A origem da festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.
Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todos quantos tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e, por isso, eram consideradas santos. Foi ele a determinar que a solenidade fosse celebrada a 1 de Novembro.
Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios ao longo deste dia, visitando os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. É também um dia em que se celebram missas evocativas.
O Dia de Todos os Santos é feriado nacional.»
O Dia de Todos os Santos era um dia horrível principalmente para os miúdos, que tinham de acompanhar os graúdos ao cemitério com grandes braçadas de flores e velas, limpar as campas e rezar. Quando eu era miúda acompanhei as tias-avó no dia 2 de Novembro, o Dia de Finados, e não tive uma experiência agradável. Acredito que ainda hoje me causa arrepios.
1 de Novembro é O Dia do Pão por Deus
«É no Dia de Todos os Santos que as crianças saem de manhã bem cedo às ruas em pequenos grupos e pedem “Pão por Deus” de porta em porta. É uma tradição antiga com raízes semelhante às do dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras.
As oferendas aos mortos são comuns em diversas culturas. O peditório do Pão por Deus no nosso país está também associado a essa tradição de oferenda aos defuntos e ocorre ainda hoje. O Dia de Todos os Santos era já chamado o Dia do Pão por Deus no século XV. Este hábito reforçou-se após o terramoto de 1755 que destruiu grande parte de Lisboa justamente no Dia de Todos os Santos.
Esta tradição de partilha manteve-se ao logo dos tempos, estendendo-se a todo o país. Em alguns zonas são feitas broas dos santos ou bolinhos para oferecer a quem pede – por isso, este dia também é conhecido como o “Dia do Bolinho“.»
Não era costume lá em casa ir pedir o Pão por Deus. Fui apenas com as meninas da catequese porque fazia parte, e entregávamos os saquinhos na Igreja para o seu conteúdo ser dividido pelos pobres da paróquia. Depois de fazer a Primeira Comunhão e mudar de escola, pedi ao meu pai e à minha mãe para seguir os ensinamentos apenas nas aulas de Religião e Moral. A maior parte das pessoas a quem se pedia o Pão por Deus dava pãezinhos embrulhados, fatias de bolo, bolachas e peças de fruta.
Hoje assinala-se O Dia Mundial do Veganismo
«O Dia Mundial do Veganismo, ou Dia Mundial Vegano, é comemorado neste 1.º de Novembro.
O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo. Os veganos são ainda mais extremistas que os vegetarianos. Não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais. Isso inclui roupas, cosméticos e até medicamentos.
A data surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944.»
Pondo toda a minha experiência gastronómica em retrospectiva, concluo, com grande pesar, que nunca seria vegan. Provavelmente viveria uma vida mais saudável, quiçá mais feliz, mas não é a minha praia, de todo.
Com a perspectiva de vir a ter uma vegan na família, pesquisei uns pratos e tive agradáveis surpresas. Deixo aqui um que até se come bastante bem. Só tem um problema, aquela sensação do conforto da barriga cheia, não nos faz companhia para o café.
https://www.tastelife.tv/recipe/healthy-root-veggie-burgers_47384.html
Começa hoje O Movimento Do Movember (dura todo o mês)
(Imagens Google)