Hoje é dia de
A 30 de Outubro assinala-se O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
«Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma ecografia ou mamografia basta para detectar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico numa fase inicial.
Em Portugal são detectados anualmente cerca de seis mil novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos. Segundo a Direcção-Geral da Saúde, este é o cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o da pele) e a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas sofre de cancro da mama.
A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.
Factores de risco do cancro da mama
- Idade - uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
- Reincidência - uma mulher a quem tenha sido diagnosticado cancro corre maior risco de contrair a doença na noutra mama.
- Genética - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
- Primeira gravidez após os 31 anos.
- Raça - este cancro ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas.
- Obesidade após a menopausa.
- Falta de actividade física.»
Nunca é demais alertar para o perigo do deixa andar. Falo por mim, que sou uma deixandarista de primeira água. Só me cuido quando me descuido e deixo andar demasiado. E há problemas e doenças graves, até mortais, que podem ter uma chance de ter um final feliz se detectados precocemente, se não deixarmos andar e dermos uma chance à Medicina.
Este é O Dia do Publicitário
«A data homenageia os profissionais que pensam, criam e desenvolvem campanhas publicitárias destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e marcas.
Os publicitários trabalham tendo como principal característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais "despojados", "jovens" e sem horários fixos. A construção de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração necessária à criação dos seus projectos.»
Passava na TV um anúncio a uma espuma de barbear que pretendia concluir que a publicidade era um exagero com o bordão "Estes publicitários são uns exagerados". O mais interessante é que essa frase que alguém criou para vender espuma para a barba passou a fazer parte da gíria e era comumente citada sempre que alguém se excedia numa qualquer narrativa, em casa, entre amigos, no café... como esta, poderemos citar centenas ou milhares, como por exemplo "só ouve o que lhe convém", o gingle do Pingo Doce, etc. Tudo isto saiu da imaginação de um criativo e se tornou "viral" como hoje se diz. A diferença é que as viroses passam em poucos dias e alguns "pregões" vieram para ficar e perduram através dos anos.
(Imagens Google)