Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 18.10.22

22374114_u7L5L.jpeg

A 18 de Outubro assinala-se O Dia Mundial da Menopausa

«Este é um dia para lembrar a saúde da mulher e estabelecer diálogo entre mulheres e médicos, sobre o acompanhamento médico da menopausa. A data foi criada pela Sociedade Internacional da Menopausa e reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saude.

A menopausa afecta as mulheres, em média, a partir dos 50 anos. Em 2030 deverão existir 1,2 mil milhões de mulheres no mundo com mais de 50 anos. 

Em Portugal é reduzido o número de mulheres que recorrem a tratamentos hormonais na menopausa. Contudo, os médicos aconselham as mulheres com fortes sintomas na menopausa a procurar orientação médica, para atenuar os efeitos.

Alguns sintomas da menopausa:

  • Calores e suores em todo o corpo
  • Irritabilidade
  • Diminuição do desejo sexual
  • Distúrbios de sono
  • Indícios de depressão
  • Menstruação irregular
  • Pele e cabelos secos
  • Unhas fracas

Estes sintomas tendem a diminuir com o passar do tempo. Iniciam-se geralmente entre os 45 e os 55 anos.»

Comigo aconteceu aos 45 anos. Passei por todos os sintomas excepto a depressão. Os calores, a irritabilidade e os distúrbios do sono vieram para ficar. Os restantes sintomas foram transitórios. A partir daí foi sempre a perder e a ganhar. A perder cabelo, elasticidade, densidade óssea. A ganhar peso, artroses, dores sortidas, todo um rol de achaques, qual deles o mais incapacitante. Incompatibilizei-me com as medicações à base de isoflavonas de soja e fui andando, à minha maneira, até hoje. Não foi dramático, apenas diferente e nós as mulheres somos ases em manobrar as diferenças.

 

22374115_k7lbu.png

Este é O Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

«Hoje assinala-se o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, instituído pela União Europeia em 2007. Este tráfico é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos à escala universal, comparável ao tráfico de armas e de droga.

A exploração laboral, a exploração sexual, o tráfico de órgãos, a mendicidade, as adopções ilegais e a exploração de actividades ilegais são algumas perversões que esta data visa combater. As mulheres e as crianças são as principais vítimas do tráfico, apresentando maior risco de vulnerabilidade.

A Associação para o Planeamento da Família continua a desenvolver um trabalho de intervenção junto das vítimas, através de equipas multidisciplinares especializadas de assistência.»

As redes sociais fizeram proliferar o tráfico. Todo o tráfico, seja de tabaco, bebidas, aparelhos electrónicos,  armas, drogas, ou até seres humanos. Há sempre algum "amigo" que conhece um amigo que tem um colega que conhece alguém que...

As crianças sem controlo parental são as vítimas preferenciais nestas situações. É fácil aliciar adolescentes. 60% das famílias desconhecem completamente o que acontece com as suas crianças naquela hora em que lhes é permitido estar online.

 

(Imagens Google)

14 comentários

Comentar post