Hoje é dia de
Hoje comemora-se a Implantação da República
"A 5 de Outubro de 1910 Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser república. O Dia da Implantação do regime republicano é feriado nacional.
A mudança aconteceu na sequência de um golpe de Estado, pois muitos portugueses não concordavam que o país continuasse sendo governado por um rei.
A força das armas acabou se impor e a família real foi obrigada a exilar-se. O último Rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança, mais conhecido como D. Manuel II, que rumou ao exílio em Inglaterra, onde faleceu em 1932.
A implantação da república foi proclamada no edifício da Câmara Municipal de Lisboa. Logo a seguir instituiu-se um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em Agosto de 1911 foi aprovada nova Constituição, dando início à I República.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo parlamento a 24 de Agosto de 1911. Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha."
Podermos escolher quem nos governa, bem ou mal, é uma vantagem, pois quem não dá provas de competências pode ser substituído ao fim de uns pares de anos. É a vantagem das repúblicas democráticas, sobre as monarquias tradicionais. Monarquias como a espanhola, a inglesa ou as escandinavas, em que o Rei ou a Rainha não tomam decisões, apenas fazem parte do aparelho de Estado, já deram provas de um entendimento competente. A pergunta no ar seria se se adequavam à nossa mentalidade tugalense.
A 5 de Outubro assinala-se O Dia Mundial dos Professores
"Esta data foi proclamada pela UNESCO para celebrar a aprovação, em 5 de Outubro de 1966, da Recomendação sobre o Estatuto dos Professores.
Em alguns países este é um dia especial para os professores. Em alguns é até feriado, enquanto em outros ocorrem comemorações em dias úteis."
O professores têm sido muito incompreendidos e nada reconhecidos. Como em tudo mais, há casos e casos, claro. Não é fácil ser professor nesta conjuntura. No meu tempo de lente, a autoridade do professor era tão reverenciada como a de um chefe de estado. Nem sempre a autoridade e o respeito se conseguem através do medo. Eu nunca experienciei medo nas salas de aula, mas conheço quem fosse para a escola apavorada, normalmente porque lhe faltava qualquer coisa, principalmente uma boa desculpa.
Agora, são os professores quem muitas vezes vive um verdadeiro clima de terror nas salas de aula. A escola forma indivíduos, mas os princípios básicos da educação aprendem-se em casa e hoje pode haver muito tempo para tudo o mais, mas para educar e civilizar um filho o tempo é sempre muito pouco.
(Imagens Google)