Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 04.10.22

22366598_H2nkZ.jpeg

Nesta data celebra-se O Dia Mundial do Animal

"O Dia Mundial do Animal festeja-se anualmente a 4 de Outubro. Foi escolhida em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença, dado ser dia de São Francisco de Assis, santo patrono dos animais e padroeiro da ecología.

Para promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, a Direcção–Geral da Educação propõe o debate das seguintes temáticas:

•    sensibilizar a população para a necessidade de proteger e respeitar os animais e contribuir para a preservação das espécies;
•    lembrar a importância dos animais na vida das pessoas;
•    celebrar a vida animal em todas as suas vertentes."

 

Mais um dia dedicado aos nossos amigos animais, que nos acompanham, nos transportam, nos divertem, nos aquecem, vestem, calçam e alimentam. Na verdade a evolução humana deve tudo às outras espécies que sustentaram o seu crescimento a todos os níveis.

 

22366599_zyA3D.jpeg

A 4 de Outubro assinala-se O  Dia do Médico Veterinário 

"No dia 4 de outubro de 1991 foi publicado o estatuto que criou a Ordem dos Médicos Veterinários. A data coincide no calendário litúrgico com o dia de São Francisco de Assis, santo protector dos animais, a quem são atribuídos milagres de cura. 

Neste dia do veterinário são entregues pela Ordem aos novos médicos veterinários os diplomas de compromisso solene perante a sociedade do desempenho profissional."

 

Não tenho boas recordações das idas ao veterinário. Para as vacinas, os chips, etc, sempre foi o meu marido. Quando os bichinhos estavam em fase terminal, sempre me calhou a mim. Felizmente encontrei sempre pessoas boas, todas as vezes que aconteceu. Estou-lhes muito grata.

 

depressao_artigo.png

Este é O Dia Europeu da Depressão 

"A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 350 milhões de pessoas sofram de depressão à escala planetária. Só na Europa, haverá mais de 30 milhões de pessoas a sofrer deste mal. A depressão é uma das doenças mais comuns na União Europeia.

O tratamento é importante para conter a evolução da doença, sendo o suporte familiar e social um complemento importante do tratamento médico."

 

O stress é consequência ou causa da depressão? É uma pergunta tão pertinente como a do ovo e da galinha. Sabemos que uma coisa leva a outra. E que é necessário e urgente identificar e controlar.

22366602_ilYtw.jpeg

No dia 4 de Outubro festeja-se O Dia da Vodka

“Em 1865, na Rússia, o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev decidiu misturar álcool e água em diferentes proporções durante um ano. Depois de várias experiências, encontrou aquilo que seria o ideal: 40% de álcool e 60% de água.

A vodka é a bebida nacional da Rússia e da Polónia. Chama--se assim por ser o diminutivo de água em diversas línguas eslavas. O processo de fabricação da vodca é parecido com o do uísque, mas enquanto este último é destilado a baixas temperaturas - o que dá o sabor aos cereais -, a vodca é destilada a temperaturas elevadas e submetida a filtragens químicas para neutralizar os seus aromas, além de ter água adicionada à produção."

 

Bons tempos em que, para beber vodka e comer caviar à colher, num barco no meio do Neva num lusco-fusco de meia noite, não era necessário ser lambe-botas de um meia-leca nazi e insano, que se tivesse cabelo faria lembrar o Chucky... 

(Imagens Google)

2 comentários

  • Claro, Anónimos e identificados!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.