Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 03.10.22

habitat_c.webp

Este é O Dia Mundial do Habitat

O Dia Mundial do Habitat é assinalado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro, com base na ideia de que qualquer pessoa tem direito a viver condignamente. Este ano decorre sob o mote «Acelerar a acção urbana para um mundo sem carbono».

Esta data visa reivindicar medidas sustentáveis para o ambiente e contribuir para a qualidade de vida nas cidades. O Dia Mundial do Habitat pela ONU em 1985."

 

A qualidade que conseguimos proporcionar no ambiente envolvente do dia a dia é directamente proporcional à qualidade de vida que queremos atingir em termos de habitat saudável. Não basta idealizar, agir é fundamental, começando pela nossa casa e pela nossa comunidade. 

 

images.jpeg-2.jpg

A 3 de Outubro assinala-se O Dia Mundial do Dentista

"Este dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e a saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

A comemoração surgiu devido à criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data em 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos EUA. 

A arte dentária, como já foi chamada, existe desde a Pré-História. O registo mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia cerca de 3500 a.C., confirmando como os cuidados com os dentes já vêm de longe."

 

É fundamental para o nosso bem-estar, para a digestão e consequentemente para a saúde ter uma boca tratada. Pessoalmente, não gostaria de ter que pôr um dia placas ou pivôs, mas...

 

22366594_KGmwI.jpeg

No dia 3 de Outubro destaca-se O Dia Mundial da Arquitectura

"Assinalado na primeira segunda-feira de Outubro, o Dia Mundial da Arquitectura estende-se ao longo de Outubro, o mês da Arquitectura.
 
A pandemia obrigou-nos inesperadamente a estabelecer uma nova relação com a cidade. Ainda não sabemos qual vai ser. Muito do que dávamos por adquirido revelou-se afinal precioso e frágil. A própria cidade ficou em isolamento, em quarentena. E a cidade precisa de nós, cidadãos/arquitectos, senão transforma-se em ruína, passado. Estamos todos convocados para viver, pensar e projectar de novo a cidade que vem aí.
 
O mote das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura  é uma fotografia de “assobios de barro”, de 1957, registada como sendo num moinho nos “arredores da Ericeira”, concelho de Mafra. Faz parte do extraordinário acervo do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa que é propriedade da Ordem dos Arquitectos.
 
Estes objectos, colocados nas velas dos moinhos, produziam um “assobio” que permitia ao moleiro estimar a intensidade do vento."

 

Muito curiosa e interessante a referência aos assobios de barro. 

 

(Imagens Google)

20 comentários

Comentar post