Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 01.10.22

22365564_mLeR9.jpeg

No dia 1 de Outubro celebra-se O Dia Mundial da Música ( UNESCO)

"A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Neste dia decorrem vários concertos em todo o país. Muitos são de entrada livre. Este é também o dia ideal para comprar discos e instrumentos musicais, uma vez que várias lojas apresentam descontos

A música é uma forma de unir as pessoas e um alimento para a alma."

 

Qualquer som pode ser música. Depende da nossa capacidade para o interpretar. Já aqui dei o exemplo do Björn Ulvaeus, que se inspirou para compor o "Take a Chance on me" no som dos seus passos no passeio molhado. Ninguém vive sem música.

 

22365568_NKTGm.jpeg

Hoje assinala-se O Dia Mundial do Vegetarianismo

"Esta data foi estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana e promove o respeito por todos os que escolhem colocar a carne, o peixe, o marisco ou qualquer derivado destes alimentos fora da sua alimentação diária.

Existem vários tipos dentro deste regime alimentar:
– Ovolactovegetariano: inclui na sua alimentação ovos, leite e derivados.
– Lactovegetariano: come laticínios, mas não ovos.
– Ovovegetariano: ingere ovos, mas não leite e derivados.
– Vegetariano estrito ou vegano: não ingere qualquer tipo de alimento de origem animal, incluindo mel.
Há quem contemple nesta lista os pescetarianos, que incluem na sua dieta peixe, ovos, leite e derivados.

A base deste regime alimentar tem sempre cereais, leguminosas, frutos secos, sementes, fruta e legumes. Contribui para níveis mais saudáveis de colesterol e tensão arterial, um menor risco de doenças crónicas e de cancro, mantém os níveis de açúcar no sangue e favorece um coração saudável."

 

Já me aventurei nas andanças da cozinha vegetariana. Hamburguer de feijão preto acompanhados por uma salada de legumes salteados com quinoa. Não é mau, é saudável e satisfaz. Mas nunca poderá substituir um bom cozido à portuguesa.

 

22365571_gSc7t.jpeg

Este é O Dia Mundial do Ostomizado

"Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Muitos procedimentos cirúrgicos necessários para tratamento do cancro provocam estomas.

A cada três anos, organizações de estomia ao redor do mundo celebram o Dia Mundial do Ostomizado.

Para muitas pessoas, a cirurgia de ostomia oferece uma nova oportunidade, ajudando a controlar os sintomas desafiadores, proporcionando estabilidade às rotinas diárias e até mesmo sendo capazes de fazer coisas que não podiam fazer antes da doença."

 

Conheço três pessoas com ostomia intestinal. Fazem uma vida normal e não se sentem ostracizadas. Acredito que se habituaram ao saco e aos procedimentos e que funcionam naturalmente.

 

22365572_auU89.jpeg

A 1 de Outubro evoca-se O Dia Mundial do Idoso

"O tema deste ano é «Equidade digital para todas as idades» e afirma a necessidade do acesso das pessoas mais velhas ao mundo digital.

Nas próximas três décadas, prevê-se que o número de idosos no mundo duplique, atingindo mais de 1,5 mil milhões de pessoas em 2050. É nos países em desenvolvimento que o crescimento da população idosa será mais rápido.

O Dia Internacional do Idoso foi proclamado pela ONU em 1990."

 

Um dia a celebrar, como tantos outros, 365 dias por ano. Quando as fragilidades nos assolam é que o apoio, a compreensão e o carinho são indispensáveis. 

 

22365573_szCG5.jpeg

Este é também O Dia Internacional do Café 

"Em 2015, a Organização Internacional do Café, com 74 Estados membros, celebrou o primeiro Dia Internacional do Café em termos oficiais.

Esta é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria-prima mais comercializada no planeta, a seguir ao petróleo. 

Consumido moderadamente, o café tem acção antioxidante, actuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Mas o excesso de café pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez."

 

Eu não funciono sem café. Bem forte, quente e cremoso. Duplo,  aromático e sem açúcar... O melhor aroma de todos os aromas, aquele que faz bailar as endorfinas. E não precisamos chamar-lhe "bicas" ou " cimbalinos", basta dizer aquelas quatro letras mágicas que tão bem o identificam: café.

 

agua.jpg

No dia 1 de Outubro comemora-se O Dia Nacional da Água 

"​​​​​Esta é uma oportunidade para reflectirmos sobre a importância da água em todas as suas dimensões - sociais, ambientais e económicas.
 
Apesar de a ONU ter agendado as comemorações do Dia Mundial da Água para 22 de Março, Portugal celebra desde 1983 o dia Nacional da Água a 1 de Outubro, data que​ coincide com o início do ciclo hidrológico (por esta ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e quando começa o período chuvoso do ano).​
 
Dada a crescente preocupação com o fenómeno das alterações climáticas e o seu impacto na qualidade de vida, as comemorações do Dia Nacional da Água assumem uma relevância ainda maior."
 
 
Passa-nos tantas vezes ao lado o problema da seca. A nós, os das grandes cidades, nem diz rigorosamente nada. Nem mesmo quando os noticiários são demasiado gráficos nas apresentações. Penso muitas vezes no que irá acontecer quando houver racionamento de água potável.
 
(Imagens Google)

8 comentários

Comentar post