Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 30.09.22

22364975_leP4A.jpeg

A 30 de Setembro comemora-se O Dia Internacional da Tradução 

O Dia Internacional da Tradução foi escolhido para esta data por este ser o Dia de São Jerónimo, padroeiro dos tradutores. Falecido num dia 30 de Setembro, este santo traduziu a Bíblia para o latim, tornando-a mais acessível às populações.

A Federação Internacional de Tradutores celebra esta data desde 1953, mas foi em 1991 que se lançou oficialmente o Dia Internacional da Tradução para promover a profissão de tradutor a nível mundial. É o tradutor que permite aproximar as pessoas, quebrando as barreiras entre as linguagens, já exemplificadas na Bíblia com a imponente Torre de Babel. 

Além do papel fundamental para as empresas e para as pessoas nesta era de globalização, o tradutor estimula actividades tão diferentes como a literatura e o turismo, dá voz às minorias, permite a assinatura de contratos internacionais e possibilita a utilização de todo o tipo de aparelhos traduzindo manuais de instruções, entre outras relevantes contribuições."

 

Traduzir uma língua estrangeira não é fácil. Não é possível chegar ao tradutor online, colar um texto e copiar a tradução na íntegra. Todas as línguas têm nuances, declinações, expressões idiomáticas, gíria e calão com os quais é necessário contar para podermos captar o sentido do texto original, sob pena de nunca chegarmos a entender o que o autor quereria verdadeiramente transmitir. As nossas traduções actuais infelizmente não se recomendam. Mas vendo pela positiva, não deixam de nos divertir com as bacoradas e os despautérios. 

 

transferir.jpeg-5.jpg

Hoje assinala-se O Dia Internacional do Podcast

"A data surgiu nos EUA em 2013 para promover o moderno meio de entretenimento e de educação que é o podcast.

Depois do sucesso do Dia do Podcast de 2014, foi renomeado Dia Internacional do Podcast para incluir todo o mundo na celebração. Neste dia realizam-se vários eventos para divulgar os podcasts e promover o contacto entre autores e ouvintes de podcasts. É atribuído um prémio mundial ao podcast com melhor avaliação, entre outras iniciativas.

O podcast é um termo abrangente que nasceu da junção das palavras “iPod” e “broadcast” em 2004. É um programa áudio digital que pode ser ouvido no computador, no smartphone, no leitor mp3 ou mp4 e no tablet. Rádios, televisões e universidades disponibilizam os seus programas e os seus conteúdos em podcast para quem quiser ouvir em qualquer altura. Também existem podcasts vídeo."

 

Antigamente ser radialista era estar na ribalta do entretenimento nacional. Nem o advento da Televisão em Portugal em 1956 "matou" o radio star. Tiveram o seu período áureo e o declínio a que os ideais revolucionários os remeteram. Nem todos regressaram, nem sempre em força. Ser radialista não é para todos, mas a vingança de quem quis, merecia e nunca pôde, chegou com os podcasts. Emissões online onde todos podem falar de tudo, com a audiência a crescer mediante o interesse. Há muitos, como os chapéus, sobre os mais variados temas, e muitos de uma inegável qualidade.

 

22364977_CBL2Q.jpeg

Este é O Dia Nacional do Cancro Digestivo

"Esta data pretende chamar a atenção para a elevada taxa de mortalidade, que poderá ser atenuada com diagnósticos precoces. Em Portugal, os cancros digestivos mais frequentes são o do colo-rectal e o do estômago, registando-se milhares de novos casos por ano."

 

Como todos os familiares deste mal, o diagnóstico precoce é fundamental.

 

monty-python-vida-de-brian-blasfemia-trinta-de-set

A 30 de Setembro assinala-se O Dia Internacional do Direito à Blasfémia 

"De nome oficial Dia Internacional do Direito à Blasfémia, esta data é uma campanha mundial de liberdade de expressão, apelando à participação na luta por este direito fundamental. Durante a semana em que se insere o Dia da Blasfémia, as pessoas são encorajadas a criticar crenças religiosas e a exigir o fim das detenções daqueles que o fazem.

No Dia da Blasfémia realizam-se exibições de arte, concertos e manifestações. Todos são livres para exprimir críticas a qualquer religião e para organizarem um evento. A data foi criada em 2009 pela organização norte-americana Center for Inquiry. Foi escolhido 30 de Setembro em referência à publicação de desenhos satíricos de Maomé no jornal dinamarquês “Jyllands-Posten”, neste dia, em 2005, que originou um choque de culturas e de opiniões. A publicação foi apelidada de “blasfémia” pelos líderes muçulmanos e a polémica resultou na morte de 137 pessoas."

 

Todos nós blasfemamos. Até sem darmos por isso. Quem é que nunca soltou um: "Ai,Valha-me Deus" na presença de, por exemplo, imagens, digamos, menos convencionais num filme? Quem nunca mencionou o "cu de Judas (que arrependido, foi santificado)" para exemplificar a lonjura? Felizmente a nossa religião tornou-se branda e pacífica com o tempo e já não corremos o risco de podermos ser lapidados por blasfemar.

(Imagens Google)

14 comentários

Comentar post