Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 26.09.22

22363183_WOKgD.jpeg

A 26 de Setembro celebra-se O Dia Mundial da Saúde Ambiental 

"Este ano o Dia Mundial da Saúde Ambiental comemora-se sob o tema “Priorizar a Saúde Ambiental para Comunidades mais Saudáveis na Recuperação Global” para assinalar a ligação que existe entre o ambiente, a saúde e a economia, assim como a importância de investir em soluções de recuperação económica verdes e saudáveis.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, faz investigações nas áreas da avaliação da qualidade da água e do ar, bem como na área da saúde ocupacional. Como sabemos, diversas doenças podem ser transmitidas através da água e do ar. É fundamental, por isso, reforçar a vigilância ambiental."

 

Cólera, hepatite, febre tifóide, rotavírus, toxoplasmose, legionella, gripe, sarampo, malária... vírus ou bactérias passíveis de serem transmitidas pela água que bebemos ou pelo ar que respiramos. No nosso PNV está prevista a Imunização contra a maioria destas maleitas, mas é no tratamento das águas que consumimos e das águas residuais que começa a verdadeira prevenção. 

 

22363185_V0zDz.png

Nesta data assinala-se O Dia Mundial da Contracepção 

"Esta comemoração iniciou-se em 2007. Ocorre hoje em 70 países e tem como objectivo alertar a opinião pública para a importância da Saúde Sexual e Reprodutiva. Compete ao Estado garantir a educação sexual, o acesso ao planeamento familiar, e a assistência na interrupção de gravidez em condições equitativas e de segurança. 

Nas últimas décadas, temos assistido em Portugal a um crescimento constante do uso de contraceptivos e uma redução muito significativa no número de gravidezes não desejadas e do recurso ao aborto. 

Mesmo com limitações, as escolas portuguesas deram, a partir da década de 90, um contributo muito importante para esta mudança."

 

Aprender sobre a sexualidade e a contracepção nas escolas até há bem pouco tempo era tabu. Não só não deveria ser tabu, como deveria ser obrigatório, necessário e até fundamental. O excesso de puritanismo poderá implicar muito sofrimento desnecessário, a destruição de famílias e até perda de vidas.  

 

22363186_nv55G.jpeg

Este é O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares 

"Este evento que se assinala a 26 de Setembro desde 2018, por iniciativa da ONU, procura alertar para a necessidade do desarmamento nuclear a nível planetário. 

Este dia constitui um alerta muito especial para a ameaça à paz e à segurança que a utilização de meios nucleares significa.

Ainda existem cerca de 13.080 armas nucleares. Desde o fim da Guerra Fria nenhuma arma foi destruída ao abrigo de um tratado."

 

Quando visitei New York, comoveu-me tremendamente a estátua "O Bem Derrota o Mal", escultura alegórica de S. Jorge, o padroeiro de Portugal, a derrotar a besta nuclear do Apocalipse, que se encontra nos jardins da ONU, e ainda mais sabendo que tinha sido um presente da ex-URSS em 1990, como símbolo de um desarmamento acordado e cumprido após a Guerra Fria. Tanta gente trabalhou tanto para a segurança de todos, para apenas os desmandos de um doido virem pôr tudo mais uma vez em causa. E o mundo aguarda impassível.

 

22363594_0PHnY.jpeg

A 26 de Setembro assinala-se O Dia Europeu das Línguas

"Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objectivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.

Foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos a 26 de Setembro. As competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na actual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural."

 

Comunicar é fundamental. Quando vou por aí numa das minhas viagens programadas e arquitectadas a dois, uma das primeiras coisas que aprendemos são as palavras e expressões  principais do dia a dia: bom dia, por favor, obrigada/o, com licença, água, comida, desculpe, etc. A partir daí as abordagens, indicações e interacções são sempre mais fáceis de conseguir e entender.

 

22363596_kFDFl.jpeg

Este 26 de Setembro é também O Dia Nacional do Farmacêutico

"O dia 26 de Setembro corresponde, no calendário litúrgico romano, ao Dia de São Cosme e São Damião, santos padroeiros da profissão farmacêutica. A data tem especial significado para os farmacêuticos portugueses, tendo sido adoptada, em 1989, como Dia Nacional do Farmacêutico. Desde então, a Ordem dos Farmacêuticos assinala a efeméride com a realização de várias iniciativas marcadas pela valorização do papel destes profissionais de saúde na sociedade.

A
s comemorações do Dia do Farmacêutico são organizadas todos os anos, de forma rotativa, pelas três Secções Regionais da Ordem e envolvem várias acções em diversos pontos do País."
 
 
As farmácias de bairro e seus funcionários desempenham um papel preponderante nas comunidades em que se inserem. Sabendo que os estabelecimentos são negócios como outros quaisquer, as pessoas que neles trabalham são muitas vezes o único apoio e a voz amiga que os idosos solitários, por exemplo, conhecem. Ajudam na obtenção de medicamentos a quem os não pode pagar e na assistência em casa, contactando juntas de freguesia e associações de auxílio, sendo de lá que partem amiúde os primeiros alertas de desaparecimento público.
 
 

22363599_9nJV5.jpeg

Hoje é O Dia Europeu do Ex-Fumador

Dia celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o "Dia do Ex-Fumador" procura sensibilizar o público para questões de saúde, sendo assinalado em várias capitais europeias. 

Esta primeira data de sensibilização para a saúde através da celebração da vitória dos ex-fumadores propõe como exemplo as 400 mil pessoas que procuraram deixar de fumar com a ferramenta de saúde gratuita iCoach, lançada no âmbito da campanha "Os Ex-Fumadores são Imparáveis", lançada em 2011. Lamentavelmente esta ferramenta online deixou de estar activa.

A nível dos países-membros da UE, Portugal ocupa o 4.º lugar entre os países que detêm mais utilizadores nesta ferramenta gratuita. Um em cada 100 fumadores portugueses já conhece e utiliza esta ferramenta de saúde."

 

Não sei se a ferramenta ajuda. Comigo nada ajudou, a não ser a família. Ah! E as pastilhas! Qualquer desconforto era preferível ao sabor nauseante das infernais pastilhas de nicotina.

(Imagens Google)

10 comentários

Comentar post