Hoje é dia de
A 23 de Setembro celebra-se a chegada do Outono
"O Outono começa hoje, dia de equinócio. Este é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do Verão e a chegada da nova estação do ano.
Este equinócio assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em Setembro, no hemisfério norte, e em Março, no hemisfério sul.
O Outono traz consigo mais frio e chuva. Traz também as folhas amarelas e vendedores de castanhas assadas, que se espalham pelas cidades portuguesas com esse perfume tão característico. Especialmente no início da estação, ainda se sente um calorzinho que se vai despedindo à medida que nos aproximamos do Inverno. De qualquer forma, em geral, a temperatura é amena no Outono. Muitas pessoas aproveitam esta época para passear."
O Outono e a Primavera eram as minhas estações do ano favoritas. Sem demasiado calor nem demasiado frio, com cheiro a chuva e a flores. Os Outonos da minha meninice foram-se desvanecendo dando lugar ao calor ou ao frio. Este ano até o Verão pareceu tirar férias. Mas não. Não existem alterações climáticas. São tudo coisas da minha cabeça.
No entardecer da terra,
O sopro do longo outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.
Hoje assinala-se O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas
"O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de Setembro. Esta data foi escolhida em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945. A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom.
O objectivo da data é alertar para a doença. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura. Caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor."
As minhas cãibras nocturnas são de antologia e fazem lembrar verdadeiros filmes de terror de série B, daquele em que o maligno desarticula os membros das suas vítimas deixando-as quais marionetas desengonçadas. Um médico diagnosticou os espasmos como Síndrome das Pernas Inquietas, e o ferro e o magnésio passaram a fazer parte da minha dieta. Isso e bananas. Como não adiantou muito, procurei segunda opinião e as cãibras afinal não passavam disso mesmo e podem ser aliviadas com exercícios, mas não têm cura. É como tudo.
Hoje é O Dia Internacional das Línguas Gestuais
"O Dia Internacional das Línguas Gestuais celebra-se anualmente a 23 de Setembro. Procura apoiar e divulgar a identidade linguística e a diversidade cultural de todos os surdos, assim como de outros utilizadores de linguagem gestual.
Pretende-se promover a aprendizagem das línguas gestuais e a identidade da comunidade surda no contexto da diversidade linguística e cultural.
O Dia Internacional das Línguas Gestuais foi adoptado pela ONU em 2017."
Aprendi o básico, mas quero aprender tudo, porque penso que é fundamental para a comunicação com as pessoas que sofrem de hipoacúsia profunda. Os implantes cocleares são um milagre, mas não se usam 24/7 e a comunicação não pode parar.
(Imagens Google)