Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 21.09.22

22360496_jDeTq.jpeg

Hoje assinala-se  O Dia Mundial da Doença de Alzheimer

"Este é o dia da Doença de Alzheimer, que deve o nome ao médico que a estudou pela primeira vez em 1906, o alemão Alois Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esta é a forma mais comum de demência, representando cerca de 60% a 70% do total.

Em todo o mundo cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de Alzheimer. Estima-se que até 2030 este número suba para 82 milhões.

Esta doença caracteriza-se por uma deterioração global, progressiva e irreversível das diversas funções cognitivas, culminando numa dependência total de terceiros."

 

 

Eis algo que me deixa aterrorizada, poder esquecer-me de mim e dos meus. Tenho dias em que lembrar-me de nomes de pessoas, lugares ou coisas é muito complicado. Sou capaz de explicar ao pormenor quem, onde ou o quê, mas o nome não me chega. São falhas episódicas, blá, blá, mas vão acontecendo.

 

22360498_eND69.jpeg

Este é O Dia Mundial da Gratidão 

"O verbo do Dia Mundial da Gratidão é agradecer. Neste dia, as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas.

É tempo para agradecer tudo o que de bom há na vida.

Este dia teve origem em 1965 no Havai, onde se realizou um encontro internacional de que resultou a ideia de assinalar um dia do ano para agradecer formalmente todas as coisas de bem que se encontram no mundo."

 

Agradecer por estarmos vivos e saudáveis. Agradecer a Deus, ao Universo. Agradecer simplesmente cada aurora e cada ocaso. 

E livrai-nos do mal.

 

22360500_7ZYnC.png

A 21 de Setembro comemora-se O Dia Internacional da Paz

"Este dia foi estabelecido em 1981 pela ONU. Em 2022 tem como tema "Recuperar para um mundo mais equitativo e sustentável".
A Assembleia Geral das Nações Unidas dedica esta data ao fortalecimento dos ideais de paz com 24 horas de não-violência e cessar-fogo de todos os conflitos no mundo.
​A ONU convida todas as nações a cessar hostilidades neste 21 de Setembro, em nome da paz."
 

Comemorar a paz em tempo de guerra é algo paradoxal. Poderemos quando muito almejar por uma paz que se vislumbra longínqua e difícil, enquanto os desmandos do huno prevalecerem. Tem dias em que só me lembro da guerra quando vejo as notícias e isso incomoda-me. Tornou-se banal? A guerra poderá alguma vez ser uma coisa banal quando diariamente pessoas continuam a ser supliciadas? Estarei a tornar-me numa esposa de Lot ou ter-me-ei formatado para não sentir? Pensar, não pensar, é um tormento.

 

22360502_Rpu4G.jpeg

Hoje celebra-se O Dia de S. Mateus

"São Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e um grande evangelista.

Mateus era colector de impostos quando Jesus o convidou para o seguir. Acabaria por tornar-se um dos seus maiores seguidores.

Depois da morte e ressurreição de Cristo, Mateus foi para a Pérsia, Arábia e Etiópia em missões de evangelização, onde foi perseguido e executado. O "Evangelho" de Mateus foi o primeiro livro sobre a vida de Jesus, escrito por um apóstolo, sendo muito utilizado pelos cristãos da Palestina. As relíquias do glorioso São Mateus encontram-se em Salerno, Itália.

Este santo é o padroeiro dos contabilistas, dos auditores e da guarda fiscal. Por esta razão hoje também se assinala O Dia da Guarda Fiscal e O Dia do Contabilista

Em Viseu, realiza-se a Feira de São Mateus, uma das mais antigas da Península Ibérica. Conta com uma programação cultural bastante variada: concertos, grupos folclóricos, actividades desportivas."

 

O ponto alto das férias em Nandufe era a visita obrigatória à Feira de S. Mateus. Era o dia das febras e do polvo, que francamente não me diziam nada, mas algodão doce, torrão e farturas até fartar é que era. E tinha carrinhos de choque e carrosséis. E barraquinhas de tiro ao alvo e de atirar argolas. E a tômbola das rifas. A minha avó, numa das vezes, veio de lá com uma panela de ferro com três pés, que acabou por ficar na quinta dos frangos, com grande pesar meu, pois parecia um caldeirão de bruxa. 

Continua a ser o expoente máximo das feiras populares portuguesas e fiel depositária de tradições seculares.

(Imagens Google)

6 comentários

Comentar post