Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 15.09.22

22358480_emgJ3.jpeg

Nesta data assinala-se O Dia Mundial de Consciencialização sobre Linfomas

"Em todo o mundo, por ano, mais de 735 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma. Neste Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas o tema definido pelas entidades representativas é “Um Mundo de Agradecimentos”, para mostrar gratidão àqueles que ajudam as pessoas que vivem com esta patologia.

Linfoma é o nome de um conjunto de cancros que atacam o sistema responsável por ajudar a combater infecções, o sistema linfático, composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem em posições estratégicas do corpo para ajudar na defesa contra infecções. Esse sistema produz e transporta os glóbulos brancos, células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico.

Existem dois tipos: o linfoma de Hodgkin (LH) e o linfoma não-Hodgkin (LNH).

Ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. A principal diferença está nas células doentes: o LH é caracterizado pela presença de células grandes e facilmente identificáveis no linfonodo acometido, conhecidas como células de Reed-Sternberg. Já o LNH não tem um tipo celular característico.

Nos últimos 25 anos, o número de novos casos duplicou, em especial em pessoas acima dos 60 anos de idade, mas ainda não se sabe os reais motivos para o surgimento deste tipo de cancro."

 

Há uns anos, um diagnóstico de linfoma LH ou LNH era uma sentença de morte. Presentemente os tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia têm uma animadora percentagem de sucesso.

 

22358481_3d3yw.jpeg

Hoje celebra-se O Dia Internacional da Democracia

"Esta data procura chamar a atenção para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.

A instauração da democracia é um objectivo apenas possível de ser alcançado mediante a participação e o apoio da comunidade internacional, da sociedade civil e dos indivíduos. 

O Dia Internacional da Democracia foi proclamado pela ONU em 2007."

 

Os maiores críticos das democracias são aqueles que nasceram em regimes democráticos, que leram ou ouviram falar sobre ditaduras, que apenas receberam liberdades e nada fizeram para as conquistar ou para as manter, que cospem frequentemente no prato em que comem e que, no entanto, exigem cada vez mais e mais. Com os olhos postos a leste, depressa nos apercebemos da facilidade com que a Democracia se pode esfumar e aprendemos a não tomar nada como garantido, porque hoje são "eles", amanhã poderemos ser "nós". Democracia não é apenas um conceito, uma palavra oca. O seu conteúdo somos todos nós.

 

22358482_zyfrM.jpeg

Este é O Dia Europeu das Doenças da Próstata

"Prostatite, hipertrofia benigna da próstata (HBP) e cancro da próstata são patologias frequentes. A incidência destas duas últimas doenças tem sido maior nas últimas décadas, devido não só ao aumento da esperança média de vida, mas porventura também com as alterações dos hábitos alimentares e devido aos novos métodos de diagnóstico.

Embora o cancro da próstata seja usualmente a doença mais falada, a HBP é a patologia prostática mais frequente, dando origem a cerca de 10.000 cirurgias por ano e atingindo metade dos portugueses com 60 anos e 90% com 80 anos. Há homens que não dão muita importância aos sinais de HBP, embora eles estejam presentes. Até ao dia em que, subitamente, não conseguem urinar.

Esta patologia pode causar problemas maiores com o decorrer do tempo: a retenção urinária parcial com resíduo miccional progressivamente crescente pode gerar infecções urinárias, incontinência, cálculos na bexiga e mesmo insuficiência renal."

 

O deixa andar é sintomático dos portugueses, principalmente dos homens, que nem querem ouvir falar em disfunção eréctil, que é uma das principais consequências da HBP. O diagnóstico precoce é fundamental para continuar a desfrutar de uma qualidade de vida acima do razoável. 

22358484_ktvy9.png

A 15 de Setembro comemora-se O Dia do Serviço Nacional de Saúde

"O Serviço Nacional de Saúde (SNS) começou há 43 anos, a 15 de Setembro de 1979. O acesso a cuidados de saúde passou a ser geral, universal e gratuito pela primeira vez em Portugal.

Universal, por garantir a todos os cidadãos portugueses o  direito de acesso à saúde, independentemente da sua condição económica e social. Geral, porque o SNS envolve todos os cuidados integrados de saúde, promovendo a vigilância da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e o tratamento.

Tornou-se gratuito, sendo financiado pelos contribuintes, passando a ser um serviço público para todos, independentemente da capacidade financeira, da condição perante o trabalho, da região ou da residência do cidadão.

A audácia dos seus criadores proporcionou uma das mais importantes conquistas do regime democrático e um importante pilar da sua legitimação."

 

A ideia era fabulosa, um tanto megalómana para a conjuntura nacional, mas em comparação com outros países europeus em que a Saúde era um negócio privado, até funcionou. O advento dos seguros de saúde e de empresa trouxe um laxismo profissional e de infraestruturas de tal modo significativo, que presentemente esta comemoração poderá resumir-se a um elogio fúnebre a uma instituição que se debate com o estertor que se votou e que a sufoca à beira da implosão.

 

22358485_UHRn2.png

Hoje assinala-se O Dia Internacional do Ponto

"Esta data tem como objetivo potenciar a criatividade humana. A tradição do Dia do Ponto começou com o livro infantil O Ponto, do escritor americano Peter Reynolds.

A história gira à volta de Vera, uma menina que não sabe desenhar. No final da aula de desenho, fica amuada em frente à folha em branco, frustrada com a sua incapacidade. Mas a professora não desiste e responde-lhe: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê o que podes fazer com isso”. Vera pega na caneta e crava-a no meio da folha com força, fazendo um pequeno ponto. Depois, a professora pede-lhe para assinar a folha. Mais tarde, quando Vera regressa à aula, encontra o seu desenho na parede por cima da secretária da professora. É aqui que começa a jornada criativa da Vera, menina que, incentivada pela professora, descobre o seu potencial enquanto artista."

 

Acrescentar um ponto está na origem de toda a criatividade. Qualquer linha é um conjunto de pontos, inclusivamente aquelas com que desenhamos o alfabeto, os números e os símbolos.

(Imagens Google)

10 comentários

Comentar post