Hoje é dia de
No dia 14 de Setembro assinala-se O Dia Mundial da Dermatite Atópica
"Esta comemoração vem dar finalmente visibilidade a uma doença que pode assumir uma forma moderada a severa, e ter um impacto muito debilitante no dia-a-dia e na qualidade de vida dos que sofrem com ela.
A dermatite atópica não é apenas uma doença de pele e não tem um impacto superficial. É uma doença crónica, sem cura, que pode surgir em qualquer idade, e ter manifestações físicas e psicológicas muito significativas nos que a sofrem."
Conheço quem padeça deste mal e é realmente aflitivo. Em dois ou três casos o lema parece ser "coçar até sangrar" o que deve ser diabólico, principalmente quando as pessoas não se conseguem conter e a maioria dos bálsamos parece não funcionar. É exasperante para quem sofre e para quem vê sofrer e se sente inútil por nada poder fazer para ajudar.
A 14 de Setembro comemora-se O Dia Europeu da Ecologia
"Esta data foi escolhida em 2016 pela Federação Europeia de Ecologia para realçar a importância desta ciência em evolução, capaz de desafiar a sociedade e a cidadania. Foi num 14 de Setembro que o biólogo alemão Ernst Haeckel definiu, pela primeira vez, o que é a ecologia.
“Por Ecologia, entendemos toda a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, incluindo, amplamente, todas as condições de existência. Estas são parcialmente orgânicas, parcialmente inorgânicos na Natureza; ambas são da maior importância para a forma dos organismos, pois forçam-nos a adaptar-se. (...) Numa só palavra, ecologia é o estudo de todos as inter-relações complexas referidas por Darwin como as condições da luta pela existência."
Desde 2017 que a promoção deste dia entre nós está a cargo da Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia. Em Portugal, a celebração conta com o patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO."
Aligeirar a pegada de cada um, depende apenas do próprio. Em Portugal, se compararmos com outros países da Europa, por exemplo, ditos mais civilizados, temos uma cultura de higiene pessoal mais acentuada. Os banhos e o lavar as mãos antes das refeições é algo que não terá grande reflexo nos países setentrionais, mais voltados para a higiene ambiental. São duas faces da mesma moeda com as quais deveria ser imprescindível jogar, para salvaguardar as ditas "condições orgânicas da existência".
(Imagens Google)