Hoje é dia de
Hoje é O Dia Europeu de Acção na Enxaqueca
"Esta data pretende sensibilizar a população para o impacto – invisível — desta patologia. A relevância da enxaqueca no contexto das cefaleias deve-se à sua enorme prevalência, cerca de 12% da população mundial, e ao facto de as crises de enxaqueca serem habitualmente intensas e associadas a incapacidade temporária, pelo que é considerada a segunda causa mundial de anos vividos com incapacidade pela Organização Mundial de Saúde."
Tenho testemunhado as incapacitantes transformações que a enxaqueca pode operar numa pessoa no espaço de minutos. Não que tenha eu própria ou algum familiar padecido deste mal, mas no trabalho vejo até que ponto, mesmo com o conhecimento, o reconhecimento e a atenção necessários, quando chega, é devastador.
No dia 12 de Setembro assinala-se O Dia Europeu da Saúde Oral
"Este ano o Dia Europeu da Saúde Oral, organizado pelo Conselho Europeu de Dentistas, está centrado no impacto da diabetes e a relação desta patologia com a saúde oral.
Em Portugal a DGS estima que existem cerca de 1,3 milhões pessoas afectadas pela doença, sendo apenas 7% os casos diagnosticados. Isto tem um impacto muito grande na saúde oral, originando doenças como gengivite, periodontite, cárie, problemas nas glândulas salivares ou de sensibilidade, entre outras.
A Direcção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo reiterou o interesse em participar com a Ordem dos Médicos Dentistas num projecto para a prevenção e tratamento das complicações orais da diabetes."
Penso muitas vezes que gostaria de morrer com os meus próprios dentes. Muito tenho feito nesse sentido, mesmo sabendo que poderei não conseguir este intento.
Este é O Dia dos Videojogos
"Os videojogos estão em foco neste 12 de Setembro. Hoje é uma indústria de 18 mil milhões de dólares que constantemente produz novos produtos, favoritos para todas as idades.
Os primeiros videojogos começaram na década de 50 em universidades norte-americanas.
A primeira consola doméstica chegou em 1967 ao mercado dos EUA. Mas o grande impulso ocorreu em 1983, graças à empresa japonesa Nintendo entrou em cena, lançando Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Metroid.
A era moderna dos jogos teve só início já no século XXI, com Xbox 360, Playstation 3 e Wii. Competições lucrativas para jogadores habilidosos começaram a surgir em todo o mundo graças à tecnologia digital."
Não sou fã. Nunca fui. Sou mais de pensar, de estrategiar, de congeminar do que de agir. Quando era mais nova não conseguia entender qual o interesse de um jogo de acção face a um quizz - que afinal também são videogames - um mahjong ou outras aplicações que obriguem a pensar sem requerer reacções imediatas. Hoje em dia há um paladar para cada gosto, alguns, convenhamos, com gosto péssimo.
(Imagens Google)