Hoje é dia de
No dia 11 de Setembro recordamos o Dia dos Cobardes Ataques Terroristas às Torres Gémeas em NYC
Quando o primeiro avião atingiu as Torres Gémeas na manhã de 11 de Setembro de 2001, os americanos tentavam entender o que havia acontecido em Manhattan. O que, a princípio, poderia parecer um acidente aéreo transformou-se rapidamente no maior atentado terrorista que marcou a história dos Estados Unidos e do mundo.
Entre o primeiro e o segundo avião atingir o World Trade Center houve um intervalo de cerca de 20 minutos.
O primeiro voo, da companhia American Airlines, atingiu a torre norte às 8h46, hora local. O segundo ataque aconteceu às 9h03 – e revelou a dimensão do horror daquela manhã em Nova Iorque – descartando qualquer possibilidade de acidente. Naquele momento, a América estava sob ataque.
Na torre sul, o avião com 76 passageiros – incluindo cinco terroristas – e 11 tripulantes atinge e destrói rotas de fuga do 99º andar ao 93º andar. As visitas e funcionários do WTC que estavam acima do 93º andar não tinham como sair do edifício. Imagens chocantes de pessoas em pânico a saltar do alto dos prédios marcaram a cobertura da noticiária, mostrando todo o horror da tragédia.
Apesar de ter sido atingida depois, a torre sul foi a primeira a desabar, às 9h59. A torre norte veio abaixo às 10h28.
Actualmente, no local onde as torres existiram, há um memorial sobre as vítimas do atentado e um museu.
Dois outros aviões foram assaltados por terroristas islâmicos. Um caiu sobre o Pentágono, em Washington. Outro, que supostamente iria ser usado para destruir a Casa Branca, acabou por despenhar-se no solo, numa zona rural da Pensilvânia. Não houve sobreviventes.
Este conjunto de atentados provocou 2996 vítimas mortais, incluindo 16 terroristas."
Sei exactamente onde estava neste dia de infâmia. Vi o segundo embate em directo. Por cá havia desconhecimento absoluto de tudo, ao nível das altas esferas. Penso que apenas os jornalistas prestaram atenção, pois dali a muito pouco tempo já não tratavam a notícia como "um acidente com um avião no WTC". Acabou nesse dia a nossa segurança, aquele sentimento que nos embala à noite e que nos diz baixinho que está tudo bem.
A 11 de Setembro celebra-se O Dia Nacional do Bombeiro Profissional
"Este dia visa homenagear todos os bombeiros profissionais e respectivas corporações e destacar o seu trabalho na protecção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio à nossa comunidade.
Neste dia várias corporações de bombeiros de todo o país juntam-se numa parada que conta com mais de 300 profissionais, entre bombeiros municipais, sapadores, privativos, força especial de bombeiros e profissionais das associações humanitárias de bombeiros. É também prestada homenagem especial a todos os bombeiros falecidos em serviço.
A escolha desta data para a comemoração do Dia do Bombeiro Profissional prende-se com os atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque. A primeira celebração do Dia Nacional do Bombeiro Profissional ocorreu em 2008 em Setúbal. Desde então todos os anos é celebrada a data neste dia 11 e é escolhida uma localidade diferente para as cerimónias de homenagem."
São uns heróis, tanto os profissionais como os voluntários. Todos os anos é a mesma história. Não há prevenção nem vontade de a praticar. Ardem terras e culturas, morrem animais e ultimamente pessoas, habitantes ou bombeiros. É uma profissão de alto risco, que eles executam até exaurir as forças, dia após dia, ano após ano.
11 de Setembro é também O Dia Nacional das Casas do Povo
"As casas do povo são associações locais de fins sociais e culturais que organizam diversas actividades com vista à animação e à integração do povo na sociedade. Surgiram em 1933. Foram criadas pelo Estado Novo. Cada casa do povo funcionava como organismo de defesa dos interesses dos trabalhadores agrícolas e de atribuição da previdência social
Com o passar dos anos, as casas do povo mudaram a sua actuação, mas continuaram a contribuir para o desenvolvimento social e cultural das comunidades locais. Em 1982, passaram a deter o estatuto jurídico de pessoas colectivas de utilidade pública, de natureza associativa.
Atualmente prestam sobretudo apoio a idosos e a crianças, na ocupação dos tempos livres e na promoção de sessões de convívio, com a organização de torneios desportivos, realização de feiras e actividades recreativas e musicais, entre outras iniciativas."
Agora com os preços das TVs mais acessíveis e os programas non stop para velhotes em todos os canais, as casas do povo deixaram de ser os centros de união e reunião nas aldeias e vilas. Funcionam mais como centros de dia a dar apoio aos necessitados. Chegaram a ter um papel preponderante na obtenção de reformas para os trabalhadores agrícolas, muitos dos quais conseguiram obter pequenas retribuições mensais através das Casas do Povo.