Hoje é dia de
A 7 de Setembro assinala-se O Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul.
"Esta data visa reforçar a necessidade de cooperação internacional para alcançar um ar mais limpo.
A poluição representa um dos maiores riscos ambientais para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doença a nível mundial. Assim o tema é «Ar saudável, Planeta saudável».
O aumento da qualidade do ar que respiramos faz parte dos objetcivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, sendo por isso uma prioridade mundial.
O Dia Internacional do Ar Limpo para o céu azul foi proclamado pela ONU em 2019."
Ar Limpo é um mito. O ar que respiramos está cheio de resíduos com que o homem continua sistematicamente a envenenar a atmosfera. Ou são fumos de fábricas, de fogos, ou radiação de experiências, ou escória radioactiva do cemitério de lixo que gravita em volta da terra, ou metano proveniente de explorações agro-pecuárias, ou...
Acredito que tudo isto é mais prejudicial à saúde do que os vírus que nos assolam, com a única diferença que não mata de imediato, vai matando lentamente.
No dia 7 de Setembro celebra-se a Independência do Brasil
Faz hoje 200 anos, o Brasil tornou-se um país independente, sob a forma de império. A independência foi proclamada pelo príncipe D. Pedro, que subiu ao trono no Rio de Janeiro como imperador, mantendo-se também como herdeiro da coroa portuguesa.
Houve dois passos prévios neste percurso. O primeiro em 1808, quando a família real portuguesa, fugindo das invasões francesas, viajou para o Rio, onde se instalou a sede central da administração do Reino de Portugal e dos Algarves. Sete anos depois, em 1815, o Brasil foi também elevado a Reino, ficando assim equiparado a Portugal, embora mantendo o mesmo monarca, D. João VI. Desta forma, deixou de ser colónia.
Com o regresso de D. João VI a Lisboa, D. Pedro manteve-se no Brasil como príncipe regente. Quando estalou a revolução liberal no Porto, em 1820, e se levantaram clamores sobre o possível retorno do território brasileiro ao estatuto de colónia, o príncipe opôs-se. E acabou por liderar o processo de independência.
Em 1824, Portugal reconheceu oficialmente o Brasil como nação independente. Quando já D. Pedro tinha sido aclamado e coroado imperador, com o título de D. Pedro I.
O dia 7 de Setembro só se tornou feriado nacional do Brasil em 1949, por decisão do presidente Eurico Gaspar Dutra.
As comemorações da independência acontecem sobretudo nas grandes cidades e são marcadas por desfiles de elementos das forças armadas, com destaque para o que ocorre em Brasília, este ano contando com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, como convidado especial."
Não foi? Então as elites não continuam a mandar nos destinos do país, a governar-se e a desgovernar um povo imenso que vive no limite da miséria? É um dos países onde a disparidade é gritante, com uma favela a despencar de cada um dos morros que rodeiam os condomínios privados. Com todos os seus recursos naturais, o Brasil poderia ser uma potência mundial, não fora a ganância. Nem ordem, nem progresso, apenas caos. É um país cuja estonteante beleza natural embala um povo alegre e doce, governado pela ganância de minorias patéticas.
No dia 7 de Setembro comemora-se O Dia Dos Amantes de Cerveja
"Vamos todos cantar "99 Garrafas de Cerveja na Parede", porque é o Dia Nacional dos Amantes da Cerveja, neste 7 de Setembro. Hora de abrir canecas alemãs, jarras decorativas e garrafas de cerveja muito giras. A cerveja e o processo de fabricação da cerveja remontam aos tempos antigos em culturas de todo o mundo. Tornar-se mestre cervejeiro pode levar anos de aperfeiçoamento. Um requisito certo é o amor por esta arte. Hoje, comemora-se com uma cerveja gelada. Qualquer pretexto serve."
Depois do Dia da Cerveja, chega-nos o Dia dos Amantes de Cerveja, que celebra todos aqueles que se perdem na frescura de uma loira, morena ou ruiva, espumosa, amarga e boa como o abençoado lúpulo que a fez.
Nós, os que escolhemos a cerveja como bebida de eleição, podemos neste dia deliciar-nos com uma bela morena clara e misteriosa de 70°.
Cheers!
(Imagens Dreamstime/Google)