Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Hoje é dia de

Maria Dulce Fernandes, 01.09.22

criacao.jpg

Hoje é O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 

"Quando somos capazes de superar o individualismo pode realmente desenvolver-se um estilo de vida alternativo e torna-se possível uma mudança relevante na sociedade."

Papa Francisco, Laudato si’, 208

Celebra-se hoje o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituido pelo Papa Francisco para a Igreja Católica, e que passará a realizar-se anualmente no dia 1 de Setembro, data em que já era comemorado pela Igreja Ortodoxa. Para o Papa, este dia vai oferecer aos fiéis e às comunidades a oportunidade de «renovarem a adesão pessoal à vocação de protectores da criação».

Se "o que Deus uniu, o homem não deve separar", o que Deus criou o homem não deve estragar. O Santo Padre deveria também ser mais específico quanto ao que considera "um estilo de vida alternativo", porque bem vistas as coisas um estilo de vida alternativo poderá ter estado na base de muitos males que minam as sociedades modernas. 

 

22349172_ZQCy2.jpeg

No dia 1 de Setembro assinala-se O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas 

"Esta data foi instituída em 2013, por iniciativa do então secretário de Estado da Cultura, em reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelas bandas filarmónicas em prol das comunidades e da formação musical.

Tendo em vista o conhecimento e estudo de documentação musical das bandas filarmónicas portuguesas, o Museu Nacional da Música tem a funcionar na sua dependência um Núcleo Documental de Partituras, instalado no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra."

Sempre que havia banda no coreto da vila, era uma festa no Pico. Quando me casei ainda era assim,  as festas eram divertidas, vinham as famílias, tocava a banda, dançava o rancho... depois, não sei porquê, talvez porque as crianças abraçaram novos interesses, os músicos e os dançarinos envelheceram e essas actividades pararam quase por completo. Felizmente há tradições que não morrem e pessoas que lutam por mantê-las, porque afinal integram a nossa identidade como povo. É de louvar o trabalho que tem sido feito nesse sentido por esse país fora.

(Imagens Google)

4 comentários

Comentar post